Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Moradora de Penha compra briga com vizinhos por descarte irregular de entulho, mas não conta com apoio do poder público

Nesta semana uma moradora de Penha chegou a ser xingada por seus vizinhos no momento em que ela flagrou pessoas descartando entulho em um terreno próximo. Ela conta ter ligado 20 vezes para denunciar o descarte, no entanto nem a polícia, nem a prefeitura e muito o Instituto do Meio Ambiente de Penha atenderam às ligações.

“Ninguém fez nada, nem a prefeitura, nem a Polícia Ambiental. Fiz o que pude, denunciei esse descarte incorreto de lixo, de móveis aqui no Morro do Bugre e ninguém fez nada nada. O lixo tá ali, tem dengue e tudo mais, mas ninguém se conscientizou em fazer o correto, a prefeitura não veio retirar o lixo e muito menos punir quem descartou ali. No Gravatá de Navegantes mesmo tem uma vala que é uma carreira de lixo de dos dois lados da rua. E por isso, por prefeitura e polícia ambiental não fazerem nada que a pessoas se folgam e jogam lixo em terreno baldio”, lamenta a denunciante.

Logo após ter protestado diretamente contra seus vizinhos, a denunciante conta que uma viatura da Polícia Militar passou pelo local; indagados, os policiais teriam orientado que ela contactasse a prefeitura, onde não obteve o retorno esperado.

“Os vizinhos chegaram me dizer que ‘era pouca coisa’, por serem acostumados com caminhões de lixo na beira da rua, eles acham que meia dúzia de porta de guarda-roupa é pouco. Daqui um mês vai ter mais ainda. O pior é que agora além do lixo, tenho que enfrentar ofensas dos vizinhos, mesmo eles estando errados”, conclui a vítima.

Apesar o Instituto do Meio Ambiente de Penha ter por volta de uma ano e meio de existência e haver leis que punam aos “sujões”, o órgão segue sem política de conscientização e fiscalização. Em caso de denúncias, contactar o IMA de Santa Catarina pelo WhatsApp (47) 3398-6050.