Moradora de Penha recebe o título de Doutora Honoris Causa


PUBLICIDADE

Na última semana, uma moradora de Penha recebeu o título de Doutora Honoris Causa durante cerimônia realizada em Curitiba, capital paranaense. O título foi concedido à Evelise pela Ordem dos Capelães do Brasil.

Iyá Evelise que é Iyalorisá (sacerdotiza) é Iyalorisa de Candomblé e há 12 anos tem uma casa religiosa em Armação Penha, casa esta que já recebeu várias homenagens no Brasil e no exterior.

O título de Doutor Honoris Causa é uma honraria concedida por universidades à pessoas que se destacam em sua área de atuação. Geralmente, essas personalidades já são respeitadas pelo seu trabalho em setores da sociedade, mas nem sempre têm graduação ou especialização. Tanto que o termo significa “por causa de honra” em latim.

Iyá Evelise, que é natural de Itajaí mas mora em Penha desde 2006, foi outorgada pelo trabalho de 12 anos em Penha e por ser símbolo de resistência e resiliência da Cultura e Tradição dos Cultos de Matriz Africana, além de toda a parte social, científica, comunitária e cultural que sua comunidade representa, não só no Brasil mas fora também.

 

Imagem: divulgação