Neste último fim de semana, dois moradores de Penha relataram ao Penha Online problemas ao tentar acionar a Polícia Militar pelo número de emergência, o 190. Ambos enfrentaram dificuldades para completar as ligações. “Sabe como entrar em contato com a Polícia Militar? Pois estou tentando ligar e a mensagem que aparece o final de semana é essa. O que está acontecendo é um absurdo, não existe telefone para ligar em casos de emergência”, disse um reclamante. “Estou o domingo inteiro ligando para o 190. E aparece a mensagem: não foi possível completar a ligação, verifique o número chamado e tente novamente. Vocês sabem o que está acontecendo com a PM? Essa situação é inexplicável, pois 190 é número de emergência. Fiquei indignado, pois penso em um caso mais grave, para quem poderíamos recorrer”, completou uma reclamante, que aguardou cerca de 40 segundos até que uma mensagem a informasse que não tinha sido possível completar a chamada.
.
Esses relatos somam-se a dezenas de reclamações recebidas pelo portal nos últimos anos, envolvendo moradores das quatro cidades abrangidas pelo Penha Online, sendo elas Barra Velha, Balneário Piçarras, Navegantes e Penha. A situação demonstra que o problema vai além de Penha, podendo ir além – inclusive – dos municípios compreendidos pelo 25º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, sediado em Navegantes.
.
As dificuldades começaram a se intensificar há cerca de cinco anos, quando todas as chamadas da região feitas ao 190 passaram a ser direcionadas à sede do 3º Comando Regional da Polícia Militar, em Balneário Camboriú. Na época, o assunto chegou a ser discutido em sessões da Câmara de Vereadores de Penha, mas, até o momento, as queixas persistem. Deste modo, atendendo aos pedidos dos moradores, o Penha Online reforça publicamente a necessidade de melhorias urgentes no serviço de emergência, essencial para garantir a segurança da população.
.
Em tempo, cabe lembrar que uma excelente alternativa ao 190 é o aplicativo PMSC Cidadão, que pode ser baixado para smartphones, por meio do qual o cidadão pode acionar a Polícia Militar, possibilitando até mesmo o envio de arquivos, como fotos e vídeos de denúncias em geral. Confira o vídeo abaixo.
.