Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

[VÍDEO] Moradores da Rua Júlia da Costa Flores estão cansados de vizinhos que cometem crime ambiental ao atirarem entulhos em terreno

Moradores da Rua Júlia da Costa Flores, que fica no Gravatá de Penha, estão cansados de vizinhos que cometem crime ambiental frequentemente. Os casos ocorrem quando as pessoas utilizam terrenos baldios para o depósito de entulho, ao invés de alugarem caçamba de entulho, já que o Município não disponibiliza local apropriado para depósito e também não passa nos bairros recolhendo, a exemplo de serviço executado pela Prefeitura de Navegantes.

Duas moradoras flagraram uma vizinha – novamente – cometendo o ato e enviaram imagens à nossa reportagem.

“Será que essa gente não tem um pingo de consciência ambiental? Aquilo ali além de ser feio atrai tudo que é tipo de inseto, animal, doença.. fica água parada, serve que abrigo pra escorpião e é toda vida isso. Alguns dias atrás parece que foi a prefeitura que veio aqui recolher depois de uma denúncia que fizemos aí com vocês, mas já foram ali e jogaram lixo de novo. Até uma escora de madeira a criatura jogou. Na imagem dá pra ver certinho onde ela entra no final do vídeo, a prefeitura não multa ela por quê? E o dono do terreno que não cerca e limpa aquele mato? Quem é? Por que a prefeitura não multa e depois limpa pra gente? É uma vergonha em todos os sentidos”, lamenta a denunciante.

O vídeo original já está em posse da prefeitura, por essa razão preservamos a imagem da pessoa e seu local de residência.

Segundo a Prefeitura de Penha, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos não possui do serviço de coleta de grandes entulhos – uma vez que o serviço demanda de aterro sanitário devidamente licenciado junto aos órgãos ambientais.  “O serviço, ocorre, exclusivamente de forma emergencial quando há a eminência de prejuízos à saúde pública – sendo que, quando há identificação – o proprietário é notificado, com possibilidade de cobrança pela municipalidade. Denúncias, nesse sentido, podem ser feitas diretamente à Prefeitura (47 3345-0200) ou pela Ouvidoria (https://penha.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=4). O procedimento correto nestas questões, segundo o Código de Posturas da Prefeitura, é a contratação de empresas que ofereçam caçambas coletoras”, concluiu a Prefeitura em nota enviada ao Penha Online.

.