O Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) abriu inscrições para a instalação de lixeiras domiciliares de separação em três frações: reciclável, orgânico e rejeito. A ação faz parte do projeto Recicla Aí e é disponibilizada periodicamente, desde o início da fase piloto, em 2020.
Cerca de mil residências vão receber a lixeira de forma totalmente gratuita, mas o número das instalações atuais é limitado. Desta vez, o IMP cadastra moradores dos bairros Nossa Senhora da Paz, Itacolomi e Santo Antônio, a fim de adensar os bairros participantes da fase inicial antes de avançar por outras localidades do município.
O IMP realizará uma análise prévia das áreas indicadas para instalação das lixeiras quanto à adequabilidade aos parâmetros urbanísticos e legislações municipais. As residências devem ter 1,5 metro de calçada para comportar a lixeira de 30 centímetros e garantir a acessibilidade, regulamentada em 1,20 metro.
Para se inscrever, compareça à sede do IMP (Rua 1680, 76 Centro), com foto impressa da fachada da residência para preencher o termo de adesão e responsabilidade. Também é possível se cadastrar pelo e-mail recepcaoimp@picarras.sc.gov.br, com posterior entrega dos documentos assinados na sede.
O comprometimento em participar do projeto é essencial. Os resíduos recicláveis e orgânicos serão coletados pelo caminhão da coleta seletiva e serão destinados, respectivamente, para a cooperativa de catadores de materiais recicláveis e para a futura central de compostagem do município. Os rejeitos serão levados pela coletora contratada pelo município.
Gestão de resíduos de Balneário Piçarras recebe investimento federal
O município desenvolve ações do programa Recicla Aí por meio de R$ 2.742.500,00 de recurso federal disponibilizados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que contemplou Balneário Piçarras com o primeiro lugar do Brasil no edital de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.
No bairro Nossa Senhora da Paz, as ruas disponíveis são: Rua das Begônias, das Azaléias, das Acácias, Miguel Pinto, das Camélias, dos Cravos, Manoel T. dos Santos, das Orquídeas, das Hortências, das Rosas, Manoel Ferreira, das Dálias, Pedro A. Ribeiro, Sebastião P. Ribeiro, Geraldo Cardoso, Aristóteles da Silva, Ademar P. Ribeiro, Antonio M. Santana, Maria Pinto Santana, Maria Macedo Martins, Nossa Senhora do Rosário, dos Girassóis, Souza, Santarém, Concordia, Piauí, São Joaquim, Laguna, Ludgero Caertano, Trindade, João Emília Duarte, Tijucas, Sergipe, José Cardoso.
No bairro Santo Antônio, o serviço está disponível para: Rua Alagoas, Rosa Silvino, Carolina Baltt, Eleotéria V. Figueiredo, Antônio J. Batista, Pedro E. Correia, Felicidade P. Figueiredo.
Já no bairro Itacolomi, podem solicitar a instalação os moradores das ruas: Rua Santa Luzia, Paulista, Pirabeiraba, Mario Neto, Gaivota, Pedro Bencz, Floresta, Biguá, Figueiras, Emanoel Pinto, Antonio Zimmermann, Querência, Ilhota, Victor Zimmermann, Santa Catarina, Orquídeas, Santa Cruz.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras