Moradores de Penha e de Balneário Piçarras têm reclamado ao Penha Online sobre a falta de regularidade na coleta de resíduos sólidos. Da Rua Felicio João Adriano, Centro de Penha, uma moradora relata a situação: “gostaria de informar que a empresa que recolhe lixo na Penha deixa a desejar, moro no Centro, e está desde domingo na lixeira, dois sacos de lixo que ainda não foi recolhido e hoje passou o caminhão e não recolheu o lixo. Que tipo de contrato a prefeitura tem? Acabei de reclamar para a empresa, nem leu o WhatsApp. Além de caro o pagamento do tributos de lixo, são ruins no atendimento”.
Da Rua Padre Albano Koeler, Praia de Armação, chegou outra reclamação: “estamos com as lixeiras cheias desde domingo… o lixeiro passou a última vez no sábado de manhã”, disse. Outra denúncias chegou da Rua Antônio Fagundes Flores: “Depois da mudança de empresa a coleta está muito pior! Sem horários para passar, coletores mal educados, deixam nosso balde de lixo longe de casa. Hoje, por exemplo já são quase 15 horas e não foi efetuado a retirada do lixo. Acordei cedo, nas férias para não perder a coleta e até agora, nada”.
Uma moradora de Balneário Piçarras também relatou o problema: “sabe me dizer se está acontecendo algo entre a prefeitura e a empresa que recolhe o lixo? Aqui no bairro Itacolomi, não estão passando. As ruas estão cheias de lixo”.
Questionada pelo Penha Online, a Veolia, empresa responsável pela coleta, informou que está apurando as reclamações de falha de coleta relatadas na última semana. “Embora, em razão dos feriados de final de ano, tenha sido necessário trabalhar com uma escala de coleta mais espaçada, os serviços foram normalizados a partir da terça-feira (02). Ainda assim, seguimos avaliando se há necessidade de mudanças no formato que atuamos na região na busca de melhorarmos cada vez mais nossa prestação de serviços aos moradores. Paralelo a isso, estamos com mais de 30 vagas de trabalho abertas, para ampliarmos nosso contingente e sermos capazes de gerar cada vez mais valor nos locais onde atuamos, independente do tamanho da operação, das mais simples às mais complexas”, afirmou em nota oficial.