Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Moradores denunciam construções às margens do rio Gravatá e também despejo de restos de peixes no rio Iriri

Dois crimes ambientais foram flagrados por moradores de Penha. O leitores enviaram imagens ao Penha Online.

O primeiro caso vem do bairro Gravatá, local onde – segundo a denunciante – ocorre uma invasão às margens do rio Gravatá, nas proximidades da Rua Paraguai. “Essas invasões se não tirar logo, não tira mais. As casinhas já tem até caixa d’água. Estão construindo no mangue, nem sei como chegam ali”, diz a denunciante.

Sobre este caso, a Prefeitura de Penha afirmou à nossa reportagem que ao longo desta semana, fiscais da Secretaria de Planejamento irão realizar vistoria in loco para analisar a situação da denúncia – procedendo com o imediato embargo caso irregularidades sejam constatadas.

A segunda denúncia veio do bairro Nossa Senhora de Fátima. Um leitor flagrou um homem despejando restos de peixes e camarão no mangue / rio Iriri, sobre a ponte da Rua Domingos Manoel Corrêa. “Tudo ele e outras pessoas jogam nesse local, mas é tudo mesmo”, frisa a leitora. Na imagem é possível verificar que o autor ainda para seu automóvel sobre a ponte, abrindo a possibilidade de um acidente de trânsito.

Procurada sobre esta segunda situação, a Prefeitura de Penha informou ao Penha Online que este tipo ocorrência caracteriza crime ambiental. “Para que alguma sanção possa ser atribuída ao autor do fato, que nesta situação não foi pego em flagrante, a municipalidade sugere o denunciante proceda com o registro da ocorrência via ouvidoria Prefeitura. Essa situação possibilitará a inquirição de testemunhas e suspeitos, até a possível confirmação do delito ambiental”.

As imagens originais foram enviadas aos órgãos responsáveis.