[VÍDEO] Moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima protestam na Câmara de Vereadores de Penha; confira o resumo da 23ª Reunião Ordinária


PUBLICIDADE

Na noite desta segunda-feira (26), durante a 23ª Reunião Ordinária na Câmara de Penha, os vereadores aprovaram projetos de lei e requerimentos. Também estiveram na sessão, moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima, portando faixas e cartazes que traziam dizeres de protesto, solicitando principalmente a conclusão de obras prometidas para o bairro. O presidente da associação de moradores, Ricardo Booz, falou ao Penha Online sobre a manifestação pacífica:

“Em junho do ano passado, de 2022, a associação teve uma reunião com o executivo da prefeitura. Eles prometeram, pediram um prazo de 6 a 8 meses pra finalizar a Rua Sebastião José Santana. Já deu um ano e não finalizou. Pedimos drenagem, preparação, pavimentação de qualidade, e não só chegar aqui e jogar asfalto, porque não vai resolver. É a principal via do bairro, foi a nona mais votada na lista do FINISA (empréstimo de R$ 50 milhões), e o dinheiro tá acabando e fizeram só uma parte pequena dela. Além disso, tem a questão dos acidentes. Semana passada teve um ali bem grave, o carro foi pra contramão pra não cair num buraco e pegou uma moto de frente. Tem também um córrego ali, que numa chuva do ano passado desbarrancou ali, levou pedaço de tubo. A gente tá há mais de um ano pedindo, implorando pelo conserto, porque comeu um pedaço da rua. Botaram um cone lá, secretário de Obras prometeu que ia fazer, mas ficou por isso mesmo. Agora a gente vai bater neles até as máquinas começarem a trabalhar. A gente quer uma data de início e término”, disse Ricardo.

Na próxima semana a Câmara encaminhará uma moção de apelo ao Executivo, para que as obras na via sejam feitas.

Outro destaque foi a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei Ordinária nº 7/2023, de autoria do vereador Maurício Brockveld (MDB), que “dispõe sobre a prioridade de atendimento às pessoas com neoplasia maligna, que estejam se submetendo a quimioterapia ou radioterapia”. Após a sanção do prefeito, ficará assegurado no âmbito do município de Penha o atendimento prioritário às pessoas em tratamento contra o câncer (que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia), de modo que as unidades de saúde, hospitais públicos e privados, bem como as clínicas particulares, ficam obrigadas a dispensar atendimento prioritário e imediato a estes pacientes.

Também foi aprovado na reunião ordinária o requerimento nº 25/2023 que solicita a criação de uma Comissão Parlamentar Temporária Especial com o objetivo de fomentar políticas públicas para a terceira idade no município de Penha.

Outro requerimento aprovado na segunda-feira solicita o uso da tribuna pelo tempo de 15 minutos para o senhor Marcus César Muller, responsável pela Escola de Atividades Equestres Planet Horse, que realiza serviços de equoterapia no município de Penha.

A reunião ordinária terminou com destaque para a Festa do Divino Espírito Santo, tradicional celebração popular da região com quase dois séculos de existência. Os vereadores aprovaram uma moção de aplausos para o imperador da 187ª Festa do Divino Espírito Santo, Walmor José da Silva e sua esposa, a imperatriz Junelândia Natália de Borba da Silva e aos foliões José Olavo Coelho, João Nestor de Souza, Alcides dos Santos, Roberto Antônio Leite, Marcelo de Jesus e José de Lima.

.

.

Imagem: Divulgação / Câmara de Vereadores de Penha