Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

[VÍDEO] Moradores do Gravatá seguem reclamando de mau cheiro no entorno da Estação de Tratamento de Esgoto; Águas de Penha afirma haver lançamento irregular de restos de pescado na rede de esgoto

O forte mau cheiro registrado nas últimas semanas no bairro Gravatá, em Penha, tem causado indignação entre os moradores. O problema se concentra no entorno da Estação de Tratamento de Esgoto da Águas de Penha, o que tem levantado suspeitas de que o odor venha de lá. Vários relatos apontam que o odor é tão intenso que os residentes têm sido obrigados a manter portas e janelas fechadas, e até mesmo a deixar de realizar atividades simples do dia a dia.
.
Em nota enviada ao Penha Online, a concessionária Águas de Penha negou que a Estação de Tratamento de Esgoto do Gravatá seja a causa do problema. Confira a nota na íntegra: “A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gravatá, em Penha, não é a causa do odor relatado. A Concessionária Águas de Penha esclarece que a estação tem operado desde junho do ano passado sem qualquer incidência de odor. No entanto, recentemente, durante fiscalizações no sistema, foi constatado o lançamento irregular de restos de pescado na rede de esgoto, o que está provocando o mau cheiro. A Concessionária Águas de Penha continua a fiscalização no sistema e alerta para os graves riscos que o descarte inadequado de resíduos de pescado representa para o sistema de coleta e tratamento de esgoto do município. Além disso, os estabelecimentos que possuem o processo de pescado devem-se atentar para o devido tratamento industrial”.
.
Abaixo, confira alguns dos relatos recebidos pelo Penha Online nos últimos dias. “Queremos fazer uma denúncia sobre o esgoto da águas de penha aqui do Gravatá. Porém, o cheiro está no bairro não somente na nossa rua. Hoje não deu pra tomar café de tanta náusea do cheiro. Rua Maria Francelina Flores”, relata uma moradora.
.
Sheila, outra moradora do Gravatá, afirma que o mau cheiro tem sido constante e insuportável: “Nós moramos aqui pertinho do cemitério, onde Águas de Penha fez aquele Centro de Tratamento de Esgoto. Faz umas duas pra três semanas, que começou um cheiro muito forte de esgoto aqui pra nós, mas muito forte mesmo, a ponto da gente ter que fechar toda a nossa casa pra gente não ficar nauseado com dor de cabeça, com ânsia de vômito, sabe? E todos os dias isso vem acontecendo agora, não acontecia desde que eles fizeram ali, a promessa deles era que não ia haver cheiro, só que é um cheiro muito forte, é um cheiro insuportável e pelo que eu entendi ali, as vizinhas chamaram um fiscal. E vêm caminhões o dia inteiro, esses caminhões de esgoto assim, sabe? É o dia inteiro entrando e saindo caminhão, às vezes chegam dois caminhões juntos ali para descarregar dejetos. E parece que o fiscal falou para as vizinhas aqui que não poderia isso acontecer. De ter muitos caminhões assim ali, porque é só para tratar esses bairros, aí parece que foram averiguar”.
.
Enquanto isso, os moradores do Gravatá seguem esperando uma solução definitiva para o problema que tem afetado sua saúde, bem-estar e rotina de todos.