Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Moradores do loteamento Santa Regina continuam sofrendo com esgoto sobre as ruas e questionam a Câmara de vereadores e a prefeitura de Penha

A Associação de Moradores e Amigos do Loteamento Santa Regina e adjacentes enviou ao Penha Online imagens da situação em que se encontravam as ruas do local na manhã desta quarta-feira, diante de pequena precipitação de chuva. O loteamento já foi alvo de diversas publicações aqui no portal, trazendo sempre o clamor dos moradores em virtude do esgoto que escorre sobre as ruas devido ao sistema de esgotamento sanitário que foi instalado no loteamento à época de sua construção, por volta no ano 2015, sistema este que não atende à demanda das residências e joga os dejetos sobre o asfalto.

“Esse é o esgoto se misturando com as águas da chuva, e ninguém faz nada, pois fizemos um pronunciamento na Câmara no dia 19 de junho, e nada foi feito, a comunidade do loteamento Santa Regina está desamparada pelos órgãos públicos, vergonha”, disse um reclamante ao Penha Online. Outro reclamante teceu uma crítica mais ácida: “Os vereadores dizem que conhecem o problema e que são solidários com a população. Eles poderiam sim entrar com uma ação contra a construtora. O engenheiro responsável pela liberação do loteamento deve ser chamado para dar explicações, e vai ser chamado? Foi falado que a G Laffitte foi acionada várias vezes e nunca apareceu. A prefeitura não tem um jurídico que possa fazer uma ação judicial obrigando o comparecimento?”, questionou.

A previsão de chuva para as próximas horas já deixa os moradores ainda mais aflitos, uma vez quem em dia de tempos secos os dejetos se limitam às ruas, no entanto quando há alagamento, o esgoto vai para o cercado das pessoas, e por vezes até para dentro das residências. A Águas de Penha se comprometeu judicialmente a dar uma solução para o caso até o fim deste ano, no entanto os moradores não têm visto movimentações neste âmbito. Toda a comunidade aguarda uma definição urgente.

.