Moradores do Morro D’Ouro não conseguem solução contra alagamentos e vivem apavorados


PUBLICIDADE

Moradores e comerciantes do Morro D’Ouro estão muito preocupados com a falta de solução para seu problema: há muitos anos a região da descida do morro (final da Av. Eugênio Krause, esquina com a rua Inácio Francisco de Souza) vem sofrendo alagamentos, com uma quantidade de chuva cada vez menor. O motivo: tubulação entupida.

Somente em 2019 foram 4 grande enchentes no local, com outras 3 em 2020.

Os moradores conseguiram reuniões com o ex-secretário de obras da prefeitura de Penha e até mesmo com o atual prefeito; na ocasião, segundo os reclamantes, foi prometido uma solução ainda para o primeiro semestre de 2019 e depois segundo semestre do mesmo ano, fato que não aconteceu.

Vendo a situação caótica que faz o esgoto verter no terreno e na rua, após as enchentes de fevereiro deste ano um dos moradores conseguiu uma máquina e tomou a drástica atitude de abrir a rua por conta própria, no intuito de resolver o problema. Neste momento houve então um empenho da secretaria de obras de prefeitura municipal, com a troca de tubos e anilhas, mas ambas ações foram insuficientes, uma vez que a tubulação açoriada encontra-se passando em um terreno particular. Os moradores então propuseram que a prefeitura conseguisse autorização do dono do terreno para a escavação do local, uma vez que eles mesmos comprariam os 30 tubos para passar uma rede nova se fosse preciso. Desde então, segundo os moradores, o poder público nenhum esforço fez.

Com o passar dos meses, sem respostas ou solução definitiva, os moradores estão extremamente preocupados, pois no momento o problema é crítico devido ao completo açoriamento da tubulação de esgoto, fazendo com que até mesmo chuvas pequenas causem alagamentos. Além disso o período de chuvas fortes está chegando.