As baixíssimas temperaturas que estão atingindo Penha e região nas últimas semanas, afetam em cheio a população de pessoas em situação de rua que vivem pelas ruas da cidade. Além de todos os desafios que estas pessoas enfrentem no dia a dia, em meio à luta contra seus vícios e a precariedade que diversos fatores lhes provocam, a falta de abrigos adequados para que se protejam das baixas temperaturas, é – neste momento – um dos mais graves. A prefeitura de Penha foi procurada pelo Penha Online no início da tarde desta terça-feira(09), após indagação levantada por uma moradora, porém, não houve resposta.
O município, que deveria atuar de forma proativa para garantir a segurança e o bem-estar dessas pessoas, não anunciou a abertura de nenhum abrigo de inverno neste ano, deixando muitos à mercê do frio. A ausência de um plano efetivo e sistemático – uma vez que é de conhecimento geral de que o inverno acontece todos os anos – ignora a realidade das ruas e expõe andarilhos a riscos severos, como hipotermia e doenças respiratórias.
O inverno é uma época crítica para os moradores de rua, e a ausência de políticas públicas eficazes pode ter consequências trágicas. É certo que grande parte da população sente verdadeiro incômodo com a presença frequente de andarilhos pelas ruas de Penha, porém, é ainda mais certo todos se compadecem e também desejam que as pessoas em situação de rua tenham onde efetivamente se abrigar nestas gélidas noites de inverno, o que não aconteceu até a noite desta terça-feira.
Imagem: Penha Online / arquivo