Moradores questionam instalação de banheiros containers com fossa, filtro e sumidouro na beira de algumas praias de Penha


PUBLICIDADE

ATUALIZAÇÃO – 09/12, 16h

Nesta quinta-feira o Penha Online conversou com o Ario Jr, um dos proprietários pela empresa Costa Esmeralda, responsável pela instalação e manutenção de sete banheiros em algumas das praias de Penha. Segundo ele, não há impacto ambiental em virtude dos banheiros uma vez que eles são acoplados a uma caixa blindada, que é vedada por dentro, e na medida em que o uso vai ocorrendo e se aproximando da ocupação de 3 mil m³, um caminhão conecta-se à caixa e realiza a sucção, para a correta destinação final, tudo sob responsabilidade da empresa.

Ario conta também que dois funcionários da empresa vão diariamente até os banheiros para procederem com a limpeza, além de reporem o material no porta-gel e porta-toalhas.

Os banheiros ainda receberão plotagem e estarão disponíveis durante os três meses da temporada de verão nas praias da Bacia da vovó, Saudade, Alegre, Quilombo, Armação do Itapocoroy e São Miguel, sendo que os banheiros instalados nas praias detentoras da Bandeira Azul, são adaptados para pessoas com necessidades especiais. Há também um sétimo banheiro, na Praia Grande.

O secretário de Turismo de Penha, Cleber Neumann contou ao Penha Online que os banheiros modulares são duplos e específicos para homens e mulheres.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Na noite de ontem (terça, 07) e na manhã desta quarta-feira (08), o Penha Online recebeu reclamações de moradores da Praia do Quilombo e Bacia da Vovó, dando conta de que banheiros containers estariam sendo instalados de forma irregular em ambas as praias, inclusive restinga teria sido suprimida na Bacia da Vovó. Nossa reportagem procurou o secretário de Planejamento da prefeitura de Penha, Maurílio Duarte, o Lilo, para falar sobre o assunto.

Lilo nos informou que tratavam-se de banheiros instalados pela prefeitura, em virtude das exigências do Programa Bandeira Azul e sugeriu conversar com o Instituto do Meio Ambiente de Penha sobre a questão das supostas irregularidades. O Penha Online se absteve de procura o IMAP em busca de mais informações uma vez que o órgão, que é subordinado à prefeitura municipal certamente estaria ciente e dando aval para a instalação de fossa, filtro e sumidouro à beira da praia, também já sob a ciência do Planejamento, no entanto, trazer a público o registro das reclamações dos moradores.

.

.