Na última quinta-feira o Penha Online recebeu um vídeo que mostrava mofo, umidade e problemas na pintura da Unidade Básica da Santa Lídia, em Penha. O vídeo, que teria sido feito por uma prima da vice-prefeita de Penha, mostrava o problema nas paredes, no teto, no interior e exterior. Em seguida, nossa reportagem fez contato com o secretário de saúde municipal, Rodrigo Medeiros, para levar a informação a ele.
O secretário já havia informado em outra ocasião que até dezembro deste ano todas as UBS da cidade estariam reformadas, e repetiu a informação. No último dia 29 de outubro, o secretário contava que havia sido finalizada a reforma da Central de Esterilização de Penha, a reforma da UBS São Cristóvão, que a UBS Gravatá ainda estava em processo manutenção e que UBS Santa Lídia tinha recebido a estruturação da calçada de acesso à unidade e passaria pela reforma também.
Assim, nesta última sexta-feira uma empresa contratada iniciou a limpeza na UBS da Santa Lídia. Nesse ínterim, usuários da UBS começaram a procurar o Penha Online para reclamar dos excessos cometidos pela empresa, que estaria usando cloro puro, quase intoxicando as pessoas que ali aguardavam por atendimento. Nossa reportagem procurou novamente o secretário, que afirmou que ia verificar junto à empresa, e contou também da importância de fazer o serviço naquele dia, para que o material pudesse agir no fim de semana para que os serviços continuem no local nesta semana que está iniciando.
Os próximos passos serão ampliação de salas da UBS do Mariscal, melhorias no Pronto-Atendimento de Penha e melhorias e reformas nos telhados, evitando problemas de infiltração nas UBS em geral.
.
.