Morre Ana Carolina Oliveira, adolescente de 17 anos que se afogou em praia de Penha no último domingo(10); família lamenta não haver posto de guarda-vidas no local


PUBLICIDADE

Faleceu no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, a jovem Ana Carolina Oliveira, de apenas 17 anos, que havia se afogado na Praia de São Miguel, em Penha, na tarde deste último domingo(10). A morte cerebral de Ana foi confirmada aos familiares, que informaram o fato ao Penha Online. Uma tia da adolescente declarou consternada à reportagem: “Se tivesse lá um salva-vidas lá naquele momento, isso poderia não ter acontecido, e ela poderia estar aqui com a gente hoje, né? Esses dois rapazes deram a vida deles pra poder salvar ela. E conseguiram. Mas ela ficou muito tempo debaixo da água. E a gente agora tá aqui sem chão, porque é uma fatalidade, uma menina linda, com tudo pela frente ainda, com toda saúde, vem ocorrer isso. A gente tá sem chão aqui. Tem que acontecer uma tragédia pra depois tomarem providência sobre alguma coisa. Nunca vi uma praia não ter salva-vidas. Ela ia fazer faculdade para psicologia, era um desejo dela”, disse ela. O corpo da jovem seguirá para Blumenau, onde será velado.
.
A ocorrência
.
No domingo(10), o Penha Online noticiou o resgate duas adolescentes que estavam se afogando no local, sendo que o atendimento de uma das vítimas começou já no mar, quando a adolescente de 17 anos foi colocada sobre um pranchão e ali mesmo recebeu a massagem de ressuscitação cardiopulmonar de um surfista. De acordo com informações dos Bombeiros Militares, duas jovens foram arrastada pelo mar, sendo que uma conseguiu sair pelo costão e a outra foi encontrada no mar, a aproximadamente 100 metros da praia, já em cima de um pranchão, que tinha um cabo engatado para ser rebocada por um caiaque. Ela foi retirada da água em grau 6 de afogamento (nível máximo) pelo Soldado Coordeiro e o aluno Bombeiro Comunitário Sanches. Ao chegar na areia, equipes dos Bombeiros Militares e Voluntários já estavam prontas para dar sequência no atendimento, juntamente da equipe do helicóptero Arcanjo-03, que também se fez presente. Cerca de 15 minutos de manobras foram necessários para fazer com que a vítima recuperasse os batimentos cardíacos; ela foi encaminhada em estado gravíssimo ao Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, através da equipe avançada do SAMU. A segunda vítima tinha apenas escoriações pelo corpo. Uma médica que estava no local a lazer também prestou apoio no resgate. Cabe lembrar que a Praia de São Miguel não tem posto de guarda-vidas. Confira as duas noticias sobre o caso publicadas na ocasião, aqui e aqui, que trazem imagens dramáticas do resgate.