A Secretaria de Saúde de Penha, através do Programa de Combate à Dengue, anunciou mais uma edição da gincana “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti”. Alunos dos Anos Iniciais e Anos Finais serão envolvidos em atividades que irão ampliar seus conhecimentos sobre como prevenir o aparecimento do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika.
“Com o objetivo de mobilizar a comunidade envolvendo as escolas Municipais, a fim de conscientizar a população na prevenção do mosquito, que, com o calor, tem situações de proliferação mais elevadas”, explica o coordenador do Programa, o agente endêmico Alexandre Deolindo. Antes de iniciar as provas, os alunos vão participar de palestras em que receberão as informações sobre o Aedes.
Aos alunos do 6º ao 9º ano, serão cinco provas dinâmicas que serão realizadas pelas equipes formadas por cada escola. Para os alunos do 1º ao 5º ano, será feita uma prova individual, em que os alunos deverão desenvolver desenhos sobre o Aedes aegypti. “Os desenhos serão filtrados por cada escola e entregue ao programa que por fim definirá os ganhadores”, reforça o secretário de Educação, Rodrigo Medeiros.
Além da conscientização da população, as escolas também serão contempladas com premiações de 1º, 2º e 3º lugares, tanto para as provas quanto para os desenhos. Serão premiadas com bicicletas, notebooks, tablets e televisor. As apresentações, divulgação dos resultados e premiações serão no dia 2 de dezembro.
Até o momento, são 1.130 focos larvários positivos. Eles estão no Centro (375), Praia de Armação (339), Gravatá (131), Nossa Senhora de Fátima (135), Santa Lídia (98), São Cristóvão (33) e São Nicolau (19). Eles renderam 121 casos da doença na cidade. Outros quinze pacientes contraíram a doença em outras cidades, totalizando 136 penhenses.
Imagem: Prefeitura de Penha