A largura da Estrada Geral de Santa Lídia, em Penha, voltou a gerar reclamações dos moradores, que sofrem não apenas com a falta de espaço, mas com o trânsito de caminhões que por certo, não deveriam ser autorizados a passar nesse trajeto. A comunidade cobra soluções da Secretaria de Trânsito local, como é o caso da ciclista que quase foi “prensada” por um destes caminhões – ocorrência similar a outra denunciada nesta manhã, também pelo Penha Online: “Não dá para passar caminhão de porte grande como um de contêiner, não tem espaço suficiente para passar carro, bicicleta, moto e caminhão numa estrada tão pequena. Hoje deixei meu filho na creche e por volta das 7:12h, estava vindo para casa de bicicleta tinha um caminhão grande atrás de mim, de contêiner. Começou a buzinar para que eu saísse da rua. Ele poderia esperar eu passar. Ele simplesmente parou o caminhão do meu lado e me chamou de folgada. Eu não dei bola, continuei seguindo. Quando chego lá mais pra frente, ele meio que tentou jogar o caminhão para cima de mim, me encurralado num canto. Eu quase cai de bicicleta e foi bem visível que foi de propósito. Mas no lugar onde ele fez isso não tem câmera”, relata a moradora.
A ciclista conseguiu junto a um comércio local as imagens da câmera de segurança, que mostra a dificuldade do trajeto, e também, o motorista do caminhão reduzindo velocidade – foi no momento em que ela teria sido xingada. A cidadã pede providências, pois entende que a Estrada Geral de Santa Lídia não deveria ter trânsito pesado liberado, não apenas devido à largura, mas pela sua própria estrutura de pavimentação: “Gostaria de saber na verdade quando vão tomar providências. Sempre vai ter esse tipo de acontecimento numa via tão pequena? E ele fez de propósito mesmo. É que eu não consegui pegar a placa, senão iria fazer um boletim de ocorrência. Mas sempre tem acidente assim aqui por que a estrada é muito estreita. Escapei por pouco, porque a intenção dele foi me derrubar”, finaliza ela. Confira o vídeo abaixo.
.
.
Chegou a cair
No outro caso denunciado pelo portal nesta quinta-feira (14), outra ciclista foi atingida por um caminhão e sofreu uma queda brusca. A ocorrência foi registrada pela câmera de segurança de uma residência, que mostra o caminhão betoneira com a escrita “Supe” passando, atingindo a vítima e seguindo em frente, sem parar para prestar socorro. Embora tenha sofrido um queda violenta ao ser arremessada contra a calçada, a ciclista a princípio não se feriu com gravidade, uma vez que não foi acionado o socorro. A via não tem ciclofaixa, mas a ciclista trafegava pela extrema margem da rua, tendo sido ainda assim atingida pelo caminhão, que aparentemente circulava em velocidade incompatível para um caso de dividir a pista com um ciclistas.
Imagem: Câmera de Segurança / Divulgação.