Na manhã deste sábado, uma mulher de 32 anos se afogou na praia de Balneário Piçarras. A vítima estava no local com seus dois filhos e seu marido. Segundo o que as testemunhas narraram aos resgatistas, as duas crianças (10 e 12 anos) estavam no mar quando a mãe os avistou se afogando, momento em que, junto do marido, ela foi para a água socorrê-los. Neste ínterim, os guarda-vidas avistaram a movimentação e correram para realizar o resgate. Ao chegar no ponto do afogamento, encontraram a vítima já submersa; retirada da água e levada até à areia, a mulher apresentava parada cardiorrespiratória.
Iniciados os procedimentos de reanimação, os Bombeiros Militares e helicóptero Arcanjo-03 também foram solicitados, e assim a vítima foi encaminhada de ambulância até o Pronto Atendimento da cidade, sendo que durante todo o trajeto, as manobras de ressuscitação seguiram sendo executadas, inclusive com uso de desfibrilador. No Pronto Atendimento, a equipe médica conseguiu estabilizar os sinais vitais da mulher, porém sua situação ainda se manteve crítica, demandando cuidados especiais. Sobre as crianças, foram retiradas da água sem se afogarem e passam bem.
Os Bombeiros Militares repassaram algumas orientações para aproveitar a praia com segurança:
– Nadar em horário de atividade dos guarda-vidas (8h às 19h)
– Nadar próximo a um posto guarda-vidas ativado
– As bandeiras vermelhas sinalizam um risco, geralmente as correntes de retorno.
– Nadar afastado das bandeiras vermelhas.
– Ao verificar alguém se afogando chame o socorro, se tiver algo flutuante ou corda jogue para a vítima, mas não orienta-se se expor ao risco, pois pode ser mais uma vítima em caso de emergências ligue 193.
Imagem: Bombeiros Militares de Balneário Piçarras