A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras, por meio do Programa de Controle e Combate à Dengue, realizou um mutirão de limpeza no Bairro Itacolomi neste sábado (15), das 7h às 12h. O objetivo da iniciativa foi combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e o zika vírus. A ação contou com a participação de 43 pessoas e foram recolhidos 68 toneladas de lixo, 83 pneus e 27 vasos sanitários. Os dejetos retirados foram levados para o aterro da FF, empresa terceirizada da prefeitura.
Para realizar o mutirão, foram utilizadas duas retroescavadeiras, dois caminhões caçamba, um caminhão de carga e um trator. Apesar do sucesso da ação, é importante destacar que é necessário que a população colabore e evite jogar materiais em terrenos baldios, pois isso aumenta os focos do mosquito e prejudica a saúde de todos.
Atualmente, a cidade de Balneário Piçarras registra 669 focos positivos do mosquito da dengue e 41 pessoas doentes. Diante desse cenário, a prefeitura decretou situação de emergência em saúde pública por meio do Decreto 624/2023 no dia 5 de abril. Além das ações de limpeza, os agentes da Secretaria de Saúde estão presentes nas Unidades Básicas de Saúde do município, distribuindo materiais informativos e tirando dúvidas.
Para tornar a conscientização dos moradores mais efetiva, a Saúde desenvolve o Projeto Saúde na Escola, em parceria com a Secretaria de Educação. O projeto levará enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde para as escolas com atividades educativas sobre a prevenção da dengue. É importante que toda a população se envolva nessa luta contra o mosquito Aedes aegypti, para que seja possível eliminar os focos e reduzir a incidência de doenças transmitidas por ele.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras