Navegantes conquistou o 6º lugar no estado nas ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) do ano de 2021, fortalecendo a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nesta causa.
De acordo com o Secretário da Assistência Social, Aldo Decker, os resultados foram divulgados pela Secretaria Nacional de Assistência Social. Santa Catarina ficou em 2º lugar no âmbito nacional e contou com a participação dos 29 municípios cofinanciados que se empenharam para a erradicação do trabalho infantil no estado.
“O resultado é fruto da utilização eficiente dos recursos, promovendo ações para identificar, combater e responsabilizar as situações de trabalho infantil em Navegantes”, ressalta o chefe da pasta.
Em Navegantes, o Comitê Intersetorial desenvolveu 28 ações ao longo de 2021, ficando em 6º lugar no número de ações em Santa Catarina, sendo apoiado e conduzido pela equipe da Assistência Social no desenvolvimento das ações estratégicas.
O assistente social Ademar Gaedke destacou a importância da participação dos representantes na discussão e no aprimoramento das ações a serem desenvolvidas. “O nosso maior desafio foi desenvolver ações externas e de mobilização frente ao enfrentamento da pandemia de Covid-19”, relata.
As ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) desenvolvidas em 2021 estão definidas dentro do Plano Municipal, aprovadas pelo Comitê Intersetorial, constituído e instalado em julho de 2021, visando aprimorar e desenvolver ações conjuntas entre as políticas sociais e os órgãos do Sistema de Garantias de Direitos de crianças e adolescentes.