Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

[VÍDEO] Navegantes: mãe de bebê de 18 dias positivado para Covid-19 implora por leito adequado

[CONFIRA O VÍDEO ABAIXO, AO FINAL DA MATÉRIA] Um bebê de apenas 18 dias com teste positivo para a Covid-19 está com seu quadro de saúde agravando no Hospital de Navegantes enquanto não consegue um leito hospitalar com estrutura adequada para sua transferência e posterior internação. Segundo a avó da criança destacou hoje pela manhã ao Navega Online, a situação é ainda mais grave porque havia vaga no Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, no dia de ontem (terça-feira, dia 5), mas não havia ambulância em Navegantes para transferir o recém-nascido. O bebezinho está no hospital navegantino junto com a mãe, de iniciais L. F., numa situação dramática: a mãe não pode sequer ir ao banheiro, porque não há servidores suficientes para cuidar da criança na unidade de saúde. L., que é agente de Educação em Penha, gravou um vídeo ao portal, emocionada:
.
“A enfermeira veio agora a pouco me trazer café e falou que a médica tem que atualizar o quadro clínico dele pra mandar e solicitar de novo que ele vá para outro hospital, porque a solicitação de ontem foi de ontem; hoje tem que solicitar de novo, porque tem que atualizar o quadro clínico dele todas as vezes. Daí a médica vai atualizar o e a gente vai ter que esperar mais um dia pra ver se ele vai conseguir ou não ir a outro hospital”, revelou a mãe, aos prantos. O bebezinho também só teria recebido remédio para febre em gotas nas últimas horas. Para agravar, a família em Navegantes está toda também positivada para a Covid-19, e não pode sequer se deslocar ao hospital auxiliar a mãe.
.
O Navega Online falou com Andressa Granemann, coordenadora da 17ª regional de Saúde de Itajaí, que informou que o setor está aguardando até meio-dia para tentar a vaga no Pequeno Anjo. Uma médica em Itajaí também iniciou contato com o Hospital de Navegantes, e está alerta diante de qualquer piora no quadro do bebê. A coordenadora da 17ª Regional inclusive já contatou Ivanda Macedo, diretora da unidade hospitalar, que confirmou a lotação total dos leitos: “O Pequeno Anjo falou que há possibilidade (de vaga), mas tem que aguardar o médico. Se não tiver alta ao meio-dia, a Central vai conseguir uma vaga fora. O problema é que nós estamos com a superlotação devido a Itajaí, que está sem os médicos na UPA, e como é o único infantil, batem todos na porta do hospital. É importante a população entender bem direitinho o que está acontecendo nessa questão da superlotação”, reforçou Andressa ao Navegante Online.
.
A diretora do Pequeno Anjo, Ivanda Senger de Macedo, confirmou que neste momento, as enfermarias do hospital infantil itajaiense encontram-se com 100% de ocupação. Além disso, quatro pacientes estão internados em leitos temporários no Pronto Socorro e cinco pacientes em sala de observação no Pronto Atendimento. Confira o vídeo abaixo.
.

Imagens: Vídeo da Família / Divulgação.