A partir desta segunda-feira(23), a Rua João Domingos da Costa – que fica atrás da Caixa Econômica Federal, no Centro de Navegantes – passa por obras, as quais provocam alterações no trânsito da região. A via citada será interditada em sua totalidade, de modo que o acesso às ruas adjacentes a ela, tais como José Tiago da Costa e Maria Augusta da Costa será permitido, durante a execução dos trabalhos, apenas a moradores.
Por esse motivo, motoristas que precisarem transitar pelas ruas José Honório Vieira e Conselheiro João Gaya devem ficar atentos. Essas ruas passam a ter o seu sentido duplicado a partir das ruas Vereador Nereu Liberato Nunes e Aníbal Gaya. As obras, cujo término está previsto para o mês de outubro, envolvem drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e troca de adutoras para melhor distribuição de água.
Obras realizadas também a partir desta segunda-feira(23), na Rua Raulino Couto, no bairro Nossa Senhora das Graças, causam a interdição de trechos da via. Os trabalhos da Secretaria de Obras do município serão iniciados ainda na rua Orlando Ferreira, progredindo ao longo da rua Raulino Couto. Dessa forma, para acessar esta última, motoristas devem utilizar rotas alternativas em sentindo contrário ao da obra. O acesso à Rua Raulino Couto, no período, pode se dar pelas vias João Denir Benassi, Prefeito Domingos Angelino Régis ou Prefeito João José Fagundes, por exemplo.
Além disso, a pavimentação asfáltica busca nivelar a rua e reparar danos que, com o tempo, tornaram a via bastante irregular em razão de buracos. O encerramento das obras está previsto para o mês de março de 2025. Até lá, todos ajustes no trânsito serão periodicamente atualizados pela Secretaria de Obras e também pela Navetran, para melhor orientação de moradores, motoristas e pedestres.
Para maior fluidez no tráfego nas proximidades, a Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito de Navegantes (Navetran) fará a sinalização adequada. O secretário de obras do município, Roberto Ferreira, aponta que a nova drenagem, composta por tubos de polietileno (PEAD), proporciona maior vazão e mais durabilidade do que os tubos de cimento. Com a mudança, espera-se solucionar o alagamento que atinge a rua João Domingos da Costa até mesmo em casos de chuva de baixa intensidade. Ferreira destaca, ainda, que a pavimentação asfáltica busca “melhorar a mobilidade e reduzir a manutenção da via, que sempre apresentava buracos após as chuvas”.