Três representantes do município de Navegantes marcaram presença na Plenária Regional Sul do Plano Nacional da Pesca Artesanal (PNPA), realizada entre os dias 9 e 11 de abril de 2025, em Florianópolis. O evento reuniu cerca de 80 pescadores e representantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Fabiano Veloso, Felício Costa e Mauro Souza representaram Navegantes nas discussões que integram a elaboração do PNPA, uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) que tem como objetivo fortalecer e valorizar a pesca artesanal no Brasil. O plano é estruturado com base em sete eixos temáticos, definidos por meio de processos participativos em todo o país, com a colaboração de pescadores, especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
Para o secretário de Agricultura e Pesca de Navegantes, Lorival Kempner, a participação do município em eventos como esse é fundamental. “É muito importante marcar presença para que as demandas locais sejam levadas ao debate, como a necessidade de políticas de incentivo ao acesso a cursos técnicos e faculdades para pescadores e seus familiares”, destacou.
O diretor Fabiano Veloso também ressaltou o envolvimento ativo da delegação de Navegantes. Segundo ele, o município contribuiu com sugestões relevantes para a construção do plano, que terá validade por dez anos. “Participamos dos debates e levamos propostas que podem realmente fazer a diferença na vida dos pescadores artesanais”, afirmou.
O PNPA busca reconhecer a importância social, econômica e cultural da pesca artesanal no Brasil, promovendo políticas públicas que garantam direitos, sustentabilidade e melhores condições de vida para as comunidades pesqueiras de todo o país.
Imagem: Prefeitura de Navegantes