Navegantes e Penha promovem conferência sobre saúde mental


PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde de Navegantes promoveu nesta última quarta-feira (20), a 1ª Conferência de Saúde Mental de Navegantes, convocada pelo Decreto Municipal nº 98/2022. O evento, sediado no salão paroquial do Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, teve como tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços psicossocial no SUS”, e contou com a presença de profissionais da saúde mental, prestadores de serviço, servidores da saúde e vereadores. Na ocasião, foram definidos os oito delegados que irão representar o município na conferência microrregional/regional.

Na oportunidade, também aconteceram dinâmicas com os participantes, houve troca de ideias para construção de políticas públicas de saúde mental no município, além de uma palestra com João Fillipe Horr, doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor nos cursos de Psicologia e Medicina, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Sob o mesmo tema, Penha irá realizar o evento no próximo dia 29, com discussões de propostas das 13h às 17h, no plenário da Câmara de Vereadores. Participantes devem se cadastrar até o dia 27 através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPcSjI7_jOGDbmZEyco6apQVEXgSh6VRP67OulPNmCHRAHPA/viewform; contudo, quem tiver interesse também poderá se inscrever na hora da Conferência.

Dentro da temática principal, outros quatro eixos serão discutidos. Quatro propostas deverão ser idealizadas por eixo, totalizando 20 sugestões que serão levadas ao Congresso Estadual. “É importante que a sociedade participe de forma ativa, pois assim conseguiremos colher um leque de opiniões capaz de elevar a qualidade do serviço – consequentemente dando maior qualidade de vida aos pacientes”, acrescenta.

Quatro delegados também serão eleitos para representar Penha na Conferência Estadual. “Os delegados vão defender as propostas municipais, buscando a inclusão deles no documento catarinense à próxima fase: a Conferência Nacional”, encerra o secretário. No início do mês, Penha inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Leila Antão, que é voltado ao atendimento de pacientes com transtornos mentais e pessoas com necessidades decorrentes do uso do álcool e outras drogas”, explica o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.

 

Imagem: Prefeitura de Navegantes