Enquanto em Penha a causa animal segue sem ação mesmo após a criação – no papel – do Fundo de Amparo Animal, em Navegantes, com o objetivo de atender a demanda existente no município quanto a castração de cães e gatos de pessoas de baixa renda e também os que habitam as vias públicas, a prefeitura por meio da Secretaria de Saúde e emenda impositiva das vereadoras Sorilei Dapper e Adriana Macarini, informa que será realizado mutirão de castração para atender 1790 animais.
O serviço vai acontecer através do castramóvel, que irá até os bairros, do dia 14 de fevereiro até o dia 05 de abril, com atendimentos por agendamento pré-estabelecido.
Vale destacar que existem cerca de 800 animais em lista de espera e nesses casos, os funcionários do do Departamento de Assistência e Bem Estar (DABA) irão entrar em contato com o tutor, para informar sobre o dia e hora da castração, por isso, é importante que os tutores mantenham o telefone de contato atualizado.
A partir desta quinta-feira (03), as equipes do DABA, estarão nas Unidades Básicas de Saúde para realizar o cadastro dos animais. Os tutores precisam se dirigir até a UBS com cópia de documentos pessoais, comprovante de residência e comprovante de renda. No momento do cadastro, será informado data e local do procedimento do animal.
Confira o cronograma para a realização do cadastro:
03/02 (quinta-feira) – UBS Meia Praia e UBS Machados
04/02 (sexta-feira) – UBS Nossa Senhora das Graças
07/02 (segunda-feira) – UBS São Paulo (atendendo os bairros do São Domingos 1 e 2)
08/02 (terça-feira) – UBS São Pedro
09/02 (quarta-feira) – UBS Porto das Balsas
10/02 (quinta-feira) – UBS Gravatá (Atendendo Pedreiras e Gravatá)
11/02 (sexta-feira) – UBS Porto Escalvados (Cadastro para atendimento do bairros do interior)