Como parte do Programa de Mobilidade Regional Sustentável (Promobis), Navegantes recebeu a visita técnica das equipes do Banco Mundial e da Unidade de Controle de Projeto (UCP) do CIM-AMFRI, na última terça-feira (20), para reconhecimento local do município e das áreas por onde circularão as linhas de transporte público regional do projeto, em especial a linha central que engloba Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú.
Recebido por uma comitiva da Prefeitura de Navegantes, o grupo percorreu o trajeto proposto para a circulação dos ônibus do sistema BRT (Bus Rapid Transit – Trânsito Rápido de ônibus), um corredor de alta performance com faixas exclusivas para os veículos do transporte coletivo regional. No local, as equipes puderam avaliar os aspectos técnicos e operacionais, bem como alinhar os trechos finais das obras e o impacto na cidade.
O sistema ainda contará com paradas planejadas, integração entre os 11 municípios da região da Foz do Rio Itajaí e veículos elétricos, contribuindo para melhorar a mobilidade nas cidades e reduzir as emissões de carbono.
Parte da comitiva da Prefeitura de Navegantes, o secretário de Planejamento, Administração e Finanças, Ditmar Zimath, destacou a confiança que o governo municipal tem na realização do projeto Promobis. “É desafiador, mas necessário. As lideranças estão unidas, e quando a população começar a ver os primeiros resultados, vai entender que agora é diferente”, disse.
“Essa visita do Banco Mundial reforça a importância do Promobis para Navegantes. O BRT vai mudar a forma como as pessoas se deslocam na região, com mais rapidez, integração e respeito ao meio ambiente. Estamos preparados para tirar esse projeto do papel e entregar uma mobilidade mais eficiente para a população”, declarou o secretário de Secretaria de Planejamento Territorial, Mobilidade e Habitação (Seplan), Gilmar Jacobowski.
Além de Navegantes, as equipes do Banco Mundial e do CIM-Amfri visitaram os outros 11 municípios da região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) com o mesmo propósito.
O Promobis tem como objetivo integrar todos os municípios da região da Amfri por meio de um sistema inteligente de transporte público. Entre as ações previstas está a construção de um túnel imerso entre Navegantes e Itajaí, que visa estabelecer uma conexão definitiva entre os dois municípios. Embora o foco principal seja o transporte público, o túnel também poderá ser utilizado por outros tipos de veículos.
Imagem: Prefeitura de Navegantes