Navegantes receberá novo espaço para atendimento especializado a pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Navegantes está nos trâmites finais para viabilizar que o prédio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), seja transformado em um espaço especializado em abordagem social. O novo local contará com chuveiro, cozinha e estrutura adequada para acolher pessoas em situação de rua.
A ideia é transferir os serviços de Paefi (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos) e o MSE (Serviço de Medidas Socioeducativas), vinculados ao Creas, para uma casa localizada na região central da cidade. Com isso, o atual espaço do Creas, na Meia Praia, será inteiramente dedicado ao chamado Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social).
“Hoje, não temos um local onde possamos oferecer um banho, um café e iniciar um vínculo de conversa com essas pessoas. O novo espaço permitirá isso, facilitando encaminhamentos para a saúde, emissão de documentos, vagas de emprego e até reencontros familiares”, explica a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Luciane Bittencourt.
A equipe que atuará no local contará com dois assistentes sociais, um psicólogo, um motorista, um auxiliar administrativo e agentes de serviços gerais, com previsão de ampliação gradativa do quadro de colaboradores.
O processo de locação do novo imóvel está em fase final, já tendo sido publicado o interesse na contratação após um chamamento público. “Uma imobiliária apresentou um imóvel e os trâmites estão em fase de conclusão. Assim que finalizarmos essa etapa, iniciaremos as adaptações necessárias”, afirma a secretária adjunta, Nilcineia Motta.
A iniciativa, segundo Luciana, não pretende ser uma casa de passagem ou um Centro Pop, mas sim uma extensão do Creas, garantindo dignidade e suporte a quem mais precisa. A expectativa é que, em breve, o espaço esteja em funcionamento, ampliando a rede de assistência social na cidade.
O atendimento do Seas será feito na Av. Prefeito José Juvenal Mafra, 3244, bairro Meia Praia, onde atualmente encontra-se o Creas.
Imagem: Prefeitura de Navegantes