Navegantes ultrapassa 20 mil alunos matriculados nas escolas da rede pública

Navegantes ultrapassou a marca de 20 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino; isso significa que aproximadamente 20% da população navegantina está em sala de aula. Diante desse contingente, a Secretaria de Educação está desenvolvendo uma série de ações para a melhoria contínua do ensino no município.
Após zerar a fila de espera por vagas no ensino fundamental e avançar com novas matrículas na educação infantil, Navegantes conta com 20.198 alunos distribuídos em 45 unidades escolares de ensino regular e também em 01 escola voltada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). “No ensino fundamental, após esforços adicionais, podemos afirmar que não há nenhum aluno fora da escola. Continuamos com um intenso trabalho para zerar a fila de espera também na educação infantil”, afirma a secretária de Educação, Natally Oliveira.
O número crescente de alunos traz consigo novos desafios, já identificados e analisados pela pasta. Em 2025, Navegantes pretende elevar seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e tem avaliado alternativas para atingir esse objetivo. “Estamos considerando o oferecimento de formação continuada no formato híbrido”, relata Natally, “para que nossos profissionais de educação possam realizar sua capacitação com maior flexibilidade de horário e lugar”.
A secretária também revela que a pasta vem realizando ações pontuais em determinadas escolas, prestando atendimentos individualizados, além de envolver toda a equipe pedagógica com orientações que refletem diretamente no ensino. Dentre as medidas, está a aplicação de simulados para a Provinha Brasil, uma avaliação de alunos do ensino fundamental que avalia a qualidade da educação e o letramento dos estudantes.
Os simulados são importantes para que os alunos se familiarizem, sob o acompanhamento das equipes escolares, com o padrão das provas. Embora sua aplicação não seja obrigatória, o exame é fundamental para a identificação de lacunas no aprendizado. A partir disso, é possível adotar medidas que alterem e melhorem o processo de absorção das habilidades em língua portuguesa e matemática, por exemplo.
Por fim, a Secretaria de Educação também está atenta à infraestrutura das escolas, para que possa adequá-las ao contingente de alunos. “Estamos analisando as maiores demandas, especialmente a partir do volume de estudantes, como a necessidade de ampliação das unidades escolares, para poder atender a mais alunos da melhor forma possível”, finaliza a secretária.
Imagem: Prefeitura de Navegantes