Na última semana, Navegantes praticou mais sustentabilidade ao entregar bancos feitos com materiais recicláveis coletados em eventos locais. A Unidade Básica de Saúde de Escalvados recebeu um banco, e a Escola Izilda Reiser Mafra, no bairro Volta Grande, agora conta com dois deles. Além de proporcionar conforto, a pausa nesses assentos é uma escolha consciente, que reflete a responsabilidade ambiental do município. Com um design que remete à madeira e ao cimento, os bancos trazem, em sua estrutura, a indicação da sua origem e reaproveitamento.
Na escola, o recreio ganhou novo sentido. Uma boa disputa é iniciada pelo merecido descanso, já que junto às peças foi colocada uma caixa recheada de livros à disposição dos alunos. Repousados nos bancos recicláveis, os pequenos dão asas à imaginação sobre o conforto feito de sustentabilidade, instalado em um pequeno gramado verde.
A iniciativa é parte do projeto Lixo Zero, do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), que começou nas escolas e agora se expande gradualmente pela cidade, levando à população mais consciência sobre a importância de reciclar e reduzir o descarte indevido de matérias reaproveitáveis. O superintendente do IAN, Diego Dias, destaca que, ao promover a redução de resíduos, o projeto também gera uma significativa economia de recursos públicos. A instalação dos bancos na UBS e na escola foi proposta pelo mandato do vereador Marcos Bortolatto.
Imagem: Prefeitura de Navegantes