Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Nova creche de Balneário Piçarras recebe nome em homenagem póstuma à Professora Marcela

A história e o legado da professora Marcela Pereira Ribeiro Chegatti serão eternizados através da nova creche do Centro. A inauguração do espaço, que receberá o nome da professora em homenagem póstuma, ocorrerá nesta sexta-feira (25), às 18h.

Nascida em Guarapuava, Paraná, em 11 de março de 1972, Marcela se mudou com a família para Balneário Piçarras aos 13 anos de idade, quando passou a frequentar a Escola de Educação Básica Alexandre Guilherme Figueredo. Ali, cursou o Magistério.

Apaixonada pelo aprendizado, se formou em Estudos Sociais (1994), Direito (1999), Geografia (2009) e cursou quatro pós-graduações. A partir de 1988 atuou como bibliotecária no município e, posteriormente, passou a lecionar na Escola Professora Felicidade Pinto Figueredo, no bairro Conceição, onde permaneceu por 26 anos, além de ocupar o cargo de diretora da Escola Professora Francisca Borba.

Em uma visita aos familiares de Marcela, a equipe de comunicação da Prefeitura de Balneário Piçarras pôde conhecer a história de vida da professora, detalhada pelo marido Francisco Eduardo Chegatti, a filha Gabriela Vitória Ribeiro Chegatti e a mãe Rozalina Maria Pereira.

Em 2013, Marcela foi diagnosticada com câncer de colo de útero. “Ela só parou de estudar porque, infelizmente, ficou doente. Senão, estaria estudando até hoje. Ela gostava muito de ser professora. Grande parte das pessoas da cidade foram alunos dela e até hoje, quando nos encontram, relembram”, destaca o marido, Francisco.

O falecimento aconteceu em 7 de maio de 2019, depois de passar por várias sessões de quimioterapia e radioterapia. “Eu fiquei com ela durante os seis anos de tratamento. Minha filha era uma mulher lúcida e espiritualizada. Nós éramos muito unidas, nunca ficamos longe. Ela era minha única filha, que foi embora como um passarinho que voou. Todos os dias sentimos muita saudade”, relembra a mãe, Rozalina.

A homenagem foi proposta pelo sogro de Marcela, Orlando Chegatti. Após votação na Câmara Municipal de Vereadores, ainda em 2020, a homenagem póstuma foi firmada.

Sobre a obra

A construção da nova creche começou em fevereiro de 2016, com previsão de entrega em março de 2017. Contudo, em janeiro de 2021, com o advento da nova gestão municipal, foi identificado que a construção estava inacabada e foi necessária uma reforma para a conclusão do prédio. O valor total da obra ficou em R$ 1.931.835,83.

Nesse primeiro momento, a creche vai atender os alunos matriculas no CEI Tia Pequena Extensão, que é uma estrutura temporária. Após a alocação dos alunos, a Secretaria de Educação começará a chamada dos cadastrados na Fila Única.

A capacidade do CEI Professora Marcela Pereira Ribeiro Chegatti é para 250 alunos distribuídos em 10 salas de aulas. A creche possui biblioteca, cozinha, jardim, pátio, berçário, área de convivência, entre outros.

.

.

Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras