Mães carentes de Penha estão sem receber auxílio natalidade pelo menos desde janeiro deste ano, auxílio este que lhes é direito constituído. Mais duas mães procuraram o Penha Online para denunciar a situação:
“Eu fiz o cadastro para o auxílio no dia 01 de fevereiro, quando minha bebê estava fazendo dois meses. A moça que fez o cadastro falou que seria liberado em 30 dias. Agora a minha bebê já fez seis meses, o dinheiro ainda não foi liberado, não só pra mim, mas pra muitas outras mães que também solicitaram. A gente cobrou, cobrou, cobrou, daí depois de um tempo eles começaram a falar que iam mudar um sistema e ia demorar mais 30 dias pra liberar o dinheiro. Depois disso eles falaram que seria liberado até o final do mês de maio, disseram que a prefeitura tava segurando esse dinheiro, porque já tinha sido liberado pra eles depositarem pras mães. Mesmo que venha só uma parcela já é de grande ajuda, principalmente nesse momento que estamos passando. Depois uma atendente falou que atrasou de novo e que não tem nada prevista para o pagamento”.
Em outro caso, a mãe aguarda o auxílio desde janeiro: “já fez seis meses, eles falaram na época que saía em 30 dias. Toda semana eles dizem que semana que vem sai. Davam várias desculpas, depois falaram que ia trocar sistema mas saía em 30 dias, e já passou mais dois meses e nada”.
Questionada, a prefeitura de Penha afirmou que o atraso no pagamento do auxílio natalidade ocorreu por conta da troca de sistema admistrativo da Prefeitura (Betha para IPM), o que ocasionou instabilidade em uma série de outros serviços. “A Secretaria de Assistência Social confirma que os valores, repassados pelo Governo Estadual, já estão na conta e que as liberações ocorrerão nos próximos dias”, disse a prefeitura em nota ao Penha Online.
Em 06 de outubro de 2021 o Penha Online havia relatado o mesmo problema ao secretário da pasta, Sérgio de Mello; na ocasião famílias denunciavam estarem aguardando por quatro meses e o secretário afirmou que havia sido feito uma reunião naquela semana onde foi criado um novo mecanismo de fluxo para melhorar a agilidade do pagamento: “teremos através de um protocolo o acampamento desde a entrada até a finalização do processo”, contou o secretário na época, quando concluiu dizendo estar confiante que terá mais agilidade a partir daquele momento, pois haveria check list de todos os documentos.