Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Novas informações sobre o animal marinho encontrado ontem em Penha

Um lobo-marinho-do-Sul foi resgatado com vida pela Univali na Praia da Armação, em Penha (SC), nesta quinta-feira (2), e encaminhado para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos para atendimento veterinário. As ações de resgate foram realizadas por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O animal estava alerta e responsivo, com boa condição e integridade física, porém fraco e cansado, sem marcas evidentes de interação humana ou lesões naturais. A captura foi feita após ser constatado a presença de cães no local de encalhe, o que gerou estresse no lobo-marinho.

No exame físico foram avaliados a temperatura, a frequência respiratória, cardíaca e o grau de hidratação. Uma amostra de sangue foi coletada para análises posteriores. O animal pesava 16,65 quilos no momento do resgate.

O paciente está sendo acompanhado por médicos veterinários, biólogos e tratadores, recebendo hidratação e alimentação adequada à dieta da espécie. O mesmo indivíduo foi registrado e atendido pela Univille, instituição executora do PMP-BS no trecho 5, nos dias 23, 30 e 31 de maio, na Praia do Ervino, em São Francisco do Sul (SC). A identificação foi feita pela leitura de um microchip.

Os Pinípedes são uma superfamília de mamíferos marinhos constituída pelos lobos e leões marinhos, focas e morsas. Habitam os ecossistemas marinho e costeiro, por isso muitas vezes são avistados descansando no costão rochoso. Essa pausa para descanso é saudável e normal, por isso são retirados da natureza somente quando há necessidade de acompanhamento veterinário.

O lobo-marinho-do-Sul é um dos vários mamíferos marinhos habitantes do litoral brasileiro. No Brasil, são avistados com frequência nas praias do Rio Grande do Sul, mas ocorrem desde o Rio de Janeiro até a Península de Paracas, no Peru. No Atlântico Sul, as principais colônias reprodutivas estão situadas em ilhas uruguaias.