Nesta quinta-feira (11) a chuva dá início nas primeiras horas da manhã, em especial nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarinense, devido ao avanço de uma frente fria. Nestas áreas até faz calor nas primeiras horas do dia, entretanto, com o tempo mais fechado e chuvoso no decorrer da tarde, as temperaturas seguem mais amenas. Em contrapartida, nas áreas da Grande Florianópolis, em todo o Vale do Itajaí e Norte do estado deve fazer bastante calor. A temperatura máxima registrada em Penha deverá ser de 34°C. Entre o final da tarde e noite, a mudança no tempo deve ser repentina, com formação de tempestades, que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. Além disso, em curtos períodos de tempo a chuva pode ser volumosa, portanto, também há risco para alagamentos e enxurradas pontuais. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo do mapa. Confira o vídeo abaixo, ao final da matéria.
Na sexta-feira (12), na metade leste do estado, especialmente no litoral, o fluxo de umidade do oceano em direção à costa favorece o tempo mais fechado, com chance de chuvas ao longo do dia, fazendo com que a temperatura máxima em Penha atinja no máximo 28°C . Segundo a Defesa Civil de SC, não há riscos para ocorrências meteorológicas. Ventos de sul sopram constantes no litoral catarinense, com rajadas entre 50 e 60 km/h. A agitação marítima também aumenta, com ondas de sudeste em torno de 2,0 m em toda a costa e picos de até 2,5 m no Litoral Norte.
No final de semana o tempo firme predomina e o calor volta a se intensificar no estado principalmente no domingo (14), quando as máximas ficam entre 33 e 35°C em praticamente todas as regiões e podem ficar na casa dos 38°C no Litoral Sul e no Extremo Oeste. No sábado(13), a máxima em Penha deverá ficar em 27°C, subindo para 34°C no domingo.
.