Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Novo ciclone extratropical e queda de temperaturas aumentam chances de queda de neve em SC; noite de segunda (15) teve granizo e temporais no RS

Uma forte área de tempestade com muitos raios e grande potencial para granizo se formou sobre o Rio Grande do Sul no decorrer da noite desta segunda-feira (15). Nuvens muito carregadas avançaram sobre o estado provocando temporais com chuva forte, muito granizo e ventania, com rajadas de vento que chegaram a 120 km/h em Canoas, na Grande Porto Alegre no começo da noite.

Estas nuvens carregadas se formaram devido a combinação do deslocamento de uma frente fria associada a intensa entrada de ventos quentes sobre Sul do Brasil, vindos do Norte do país, e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera que forçou a concentração de umidade e o grande desenvolvimento vertical das nuvens. Autoridades do segmento já alertam desde a última semana para temporais em Santa Catarina a partir do estado gaúcho.

O primeiro estado afetado pela forte massa de ar de origem polar já vem sendo o Rio Grande do Sul, onde estes temporais já iniciam a mudança da temperatura, que deve despencar já nesta quarta-feira (17), de acordo com o Climatempo. A combinação dessa frente com a formação de um novo ciclone extratropical aumenta também as chances de queda de neve na quinta-feira (18) e sexta-feira (19) e de geada no sábado (20).

Um prolongado bloqueio atmosférico fez com que julho de 2022 fosse o julho mais quente já registrado no Brasil desde 1961, segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia. Mas uma forte frente fria no finalzinho do mês quebrou essa barreira e agosto começou livre para a passagem das frentes frias. Sem o bloqueio, as frentes frias podem avançar normalmente trazendo um pouco de chuva e o ar frio de origem polar.

A primeira semana de agosto foi marcada pela passagem de uma grande frente fria, que trouxe chuva, ventania de um ciclone extratropical e fez o ar gelado se espalhar por áreas de todas as Regiões do Brasil. De um julho muito quente, essa frente fria teve força para derrubar a temperatura e esfriar bastante a atmosfera. No Sul do país a previsão do tempo aponta chance de nevar.

.

.

Imagem: Climatempo