Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Novo CRAS de Balneário Piçarras será construído no Bairro Itacolomi

O novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Balneário Piçarras será construído no Bairro Itacolomi. Esta semana, o prefeito Tiago Baltt assinou o contrato com a empreiteira vencedora da licitação, a Construtora Tavares. A obra terá 213,85 metros quadrados e o investimento da prefeitura, em recursos próprios, é de R$ 786 mil.

Essa será a segunda unidade do CRAS em Balneário Piçarras. A primeira fica localizada no Centro e havia necessidade uma nova estrutura. A prefeitura organizou uma sede provisória em 2021 em imóvel cedido no Itacolomi para ampliar os serviços na comunidade. Com a nova construção, os moradores atendidos no bairro terão mais conforto e comodidade.

A equipe que hoje atua na sede provisória do CRAS do Itacolomi será realocada para a sede nova após a construção, para manutenção dos atendimentos aos moradores dos bairros Morretes, Medeirinhos, Bela Vista, Nova Descoberta, Morro Alto, São Brás e Itacolomi.
“Precisamos de ações que possam fortalecer a oferta de serviços e programas socioassistenciais. Neste sentido, a ampliação do acesso a serviços públicos, como a construção desse CRAS, representa melhoria no atendimento à população em situação de vulnerabilidade social”, comentou o secretário de Assistência Social de Balneário Piçarras, Dorval Vieira de Oliveira.

O CRAS é um equipamento público que compõe a rede socioassistencial do município. Responsável pela chamada “Proteção Social Básica”, tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades, violências e riscos sociais no território em que está inserido, através de ações que contribuam para o desenvolvimento da autonomia dos usuários do serviço, para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e para a ampliação do acesso, por parte da população, a direitos por lei estabelecidos.

De modo geral, o CRAS é a porta de entrada para a política de Assistência Social – possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios (das três esferas governamentais) e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local.

A respeito dos principais benefícios a que a população pode se informar ou requerer no CRAS, estão o auxílio natalidade, o auxílio funeral, o auxílio por vulnerabilidade temporária (estes, municipais) e o BPC (Benefício de Prestação Continuada, garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria subsistência nem de tê-la provida por sua família).

 

Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras