Novo prédio do CREAS é inaugurado no Centro de Penha


PUBLICIDADE

A Prefeitura de Penha inaugurou na manhã desta segunda-feira o novo prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Situado na Rua José Pedro Gomes, no Centro, o local é voltado a atender famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

“Esse é um espaço próprio e que vai fazer a diferença em nosso município, que fornece as melhores condições para atendimentos da nossa técnica equipe. O resultado de muitos esforços e de muita articulação em Brasília”, define o secretário de Assistência Social, Sérgio Mello. A diretora do CREAS, Dulcilene Dulce Nascimento, finaliza que o grande objetivo do Centro é o de “acolher, orientar e acompanhar famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, com intuito de fortalecer e reconstruir vínculos. O CREAS é a proteção especial e os nossos usuários já encontram-se em situação de risco pessoal ou social, com direitos já violados”.

O prédio, que tem aproximadamente 260 m², foi construído com aporte de recursos das esferas Municipal e Federal – num valor final de R$ 392.660,80.  Atualmente, cerca de 35 famílias são atendidas pelo órgão. No CREAS, há assistente social, advogada e psicólogo, além de auxiliares de limpeza, motorista, auxiliares administrativos e uma diretora.

“Muito mais do que as quatro paredes, eu costumo dizer que o importante é o serviço que é oferecido, a qualidade do atendimento. E nessa questão, nossa equipe é diferenciada”, reforça o prefeito, Aquiles da Costa.

No CREAS são atendidas famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.

 

Imagem: Prefeitura de Penha