Novos casos diários de infecção por COVID-19 saltam de 140 em dezembro, para 3.282 nesta quinta-feira em Santa Catarina


PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina trouxe nesta quinta-feira números atualizados a respeito da COVID-19 no estado, e fez novos comparativos. Do Natal até o início deste ano, os números mostram uma aceleração nos casos ativos em SC. No dia 23 de dezembro o boletim epidemiológico apontava novos 140 casos em 24h. Nesta última quarta-feira (05) foram 2.729 casos no mesmo espaço de tempo. E a escalada não para: de ontem para hoje, foram 3.282 novos casos, também em 24h.

Os dados mostram um crescimento a partir do dia 27 de dezembro, quando os novos casos voltaram a contabilizar mais de 500 em 24h. Desde então, ao todo, os casos ativos passaram de 3.744 no dia 30 de dezembro para 11.088 casos nesta quinta-feira.

Para o secretário de Saúde de SC, André Motta Ribeiro, os números tem que ser avaliados com atenção e prudência: “já começamos a perceber os reflexos das festas de final de ano e do aumento da procura de testes no Estado. Sugerimos reforço de medidas de prevenção pois o aumento de casos nos coloca mais uma vez em alerta”, analisou André Motta Ribeiro.

O Laboratório Central de SC tem 2.946 testes em análise, conforme Boletim desta quinta-feira, 6 de janeiro. Já foram feitos mais de 1 milhão de PCRs no Estado e pelo menos 1,1 milhão de TRs. “É importante salientar que a responsabilidade é de todos. A população precisar continuar levando a sério as medidas de prevenção, como uso de máscara, álcool e distanciamento, principalmente em lugares fechados. E que cabe aos municípios, aos seus governantes, a responsabilidade de fiscalizar e cumprir as regras da portaria atual, principalmente no que se refere a realização de eventos” finaliza o Secretário de Estado da Saúde, André da Motta Ribeiro.