Obra da ponte de Balneário Piçarras atua em duas frentes de serviço


PUBLICIDADE

Com objetivo de diminuir o tempo total de obra, a empresa Salver Construtora e Incorporadora LTDA está atuando simultaneamente em duas frentes de trabalho. A nova ponte está sendo produzida na sede da empresa enquanto outra equipe atua no local com o processo de estaqueamento para garantir melhor sustentação da estrutura.

Dentro da empresa, que é de Ituporanga, a estrutura que substituirá a atual – a ser demolida – está em um processo adiantado de construção, com mais de 60 toneladas de ligações metálicas já produzidas, prontas para a pintura. A expectativa é de que em até 30 dias todas as peças estejam prontas e sendo transportadas para Balneário Piçarras.

Até a conclusão da obra, o local ficará intransitável para motos e carros, que devem seguir a rota alternativa pela Rua 5.000, que corta os bairros Santo Antônio e Nossa Senhora da Paz. Pedestres e ciclistas por enquanto podem passar na estrutura atual. Quando houver a demolição, uma ponte secundária e provisória será montada até o fim da obra.

Nova ponte

A estrutura trará uma faixa exclusiva para ciclistas e amplo espaço para pedestres, contendo espaços para contemplação e a pesca, que já movimenta o local. Além disso, a nova ponte terá uma altura de 5,48 metros e um vão livre de 28 metros, permitindo a navegação de barcos de até 60 pés, auxiliando tanto o turismo náutico, quanto as famílias que vivem da pesca no município.

O projeto para a ampliação da ponte vem sendo articulado desde 2018, custeado pelo empresariado local, através de uma parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas de Balneário Piçarras e Penha. Os recursos para a obra – R$ 3.333.333,33 – são provenientes de título de empréstimo com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).