Uma obra particular, mal executada, seria a responsável pelas quedas e oscilações de energia elétrica em partes de Penha, Navegantes e Luiz Alves. A informação chegou até nossa reportagem através do vereador Everaldo Dal Posso, o Italiano, que por sua vez recebeu informações de engenheiro e diretores da CELESC de Penha e da AMFRI.
Uma empreiteira de Blumenau teria derrubado o alimentador durante uma obra particular no trecho às margens da BR-470. A empreiteira – que tem cadastro na CELESC mas não mantém contrato de serviços para Itajaí e região – teria trocado postes sem fazer bloqueio de alimentador. Durante três dias ficou atingida a distribuição de energia elétrica principalmente no bairro Santa Lídia, em Penha.
Em 2020 a CELESC anunciou um investimento de mais de 2 milhões de reais para Penha. Entre as ações estava prevista a desativação de rede elétrica sobre o morro do bairro São Cristóvão e construção de nova rede de distribuição na lateral oeste da BR-101 num trecho de 1.7km e troca de toda a rede de distribuição elétrica na Rua Maria Cândida Anacleto no bairro São Cristóvão por uma rede compacta semi-isolada. Uma terceira ação prevista iria alterar o caminho da rede que passa por dentro de uma plantação de eucalipto no Morro das Cabras, levando a rede a passar na Rodovia Transbeto, ofertando confiabilidade e tempo de resposta aos moradores do Gravatá e praia de São Miguel, além da construção de rede de distribuição via Navegantes, também tirando a atual rede que passa próxima do Morro das Cabras. Por fim, a quinta ação previa um novo alimentador de energia em rede compacta desde a Rodovia Transbeto até a Av. Eugênio Krause, num trecho de 5.4km. A distribuição de energia elétrica para o bairro Santa Lídia já estaria sendo feita pela nova rede às margens da BR-101, mas em alguns momentos precisa ser realocar para a rede antiga, pois ainda se encontra em implantação. Esta última parte, segundo o vereador Italiano, está prevista para começar neste mês de janeiro.