Os serviços para a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto de Penha, estão sendo realizados em diferentes frentes de trabalho no bairro Gravatá. Nesta fase, as obras estão concentradas na implantação de rede coletora, recuperação da pavimentação com lajota, ligações residenciais, obras de calçadas e pavimentação com asfalto. Confira ao final da matéria a relação de ruas onde estão sendo realizadas as obras.
Os moradores das localidades beneficiadas com a rede de esgoto não devem efetuar a ligação do imóvel neste momento. Para que o esgoto seja coletado e tratado pela Águas de Penha, todo o sistema de esgotamento sanitário deverá estar concluído e em operação. No momento adequado, a concessionária divulgará orientações, autorizando a conexão ao novo sistema.
Os trabalhos são realizados por trechos e as equipes não necessariamente atuam simultaneamente em todas as vias. Ainda assim, são necessários cuidados e a compreensão de quem circula por estes trechos, já que há previsão de interdições (parciais e totais), desvios no fluxo e restrições de estacionamento. A atenção à sinalização das ruas em obras deve ser redobrada para evitar transtornos, assim como a necessidade da colaboração em não parar os veículos nestas vias nos dias previstos para a realização das obras.
Ruas em obras da implantação do sistema de esgoto em Penha:
– Rua Basílio José de Souza: Ligações residências / Execução de pavimentação com lajota
– Rua Arnaldo Becker: Obras de implantação de rede coletora de esgoto / Obras de pavimentação asfáltica
– Rua José Antônio Gaudino: Ligações residenciais / Obras de pavimentação com lajota
– Rua Benevenuti Laurentino: Execução de calçadas e acabamentos
– Rua Maria Julia Gaudino: Execução de pavimentação com asfalto
– Rua Hermógenes Aristides Aparício: Execução de rede coletora de esgoto e ligações residenciais
Para Vilmar Pereira da Silva Junior, coordenador de operações da Águas de Penha, as obras de implantação do sistema de esgoto no município visam preservar os recursos naturais, melhorar a qualidade de vida da população, além de trazer benefícios econômicos e sociais à cidade. A implantação do sistema também coloca Penha como um exemplo a ser seguindo em Santa Catarina.
Recente relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aponta que o Estado tem 153 cidades sem coleta e tratamento de esgoto (52%), de um total de 295 municípios catarinenses. Segundo o Instituto Trata Brasil, 26,1% dos habitantes têm acesso à coleta de esgoto – ademais, o estado trata apenas 31,3% do volume de esgoto gerado.
Imagem: Prefeitura de Penha