OdontoMóvel reforça trabalho de Saúde Bucal nas Escolas de Penha
Um importante projeto está levando mais saúde ao sorriso dos estudantes penhenses. Através de uma unidade finamente equipada e batizada de OdontoMóvel, alunos do ensino infantil ao fundamental tem aporte ainda melhor pelo Programa Saúde na Escola – em agendas semanais. “É um trabalho integral, prevendo ações preventivas e curativas”, detalha o odontólogo e coordenador dos trabalhos, Jaison de Oliveira.
“Realizamos todos os procedimentos de atenção básica. Exodontias, restaurações de resina, amalgama ou CIV (cimento ionomero de vidro), aplicação de flúor, orientação de higiene oral, profilaxia e urgências”, acrescenta o dentista. Este ano, por exemplo, 250 crianças já foram atendidas, com 85 necessitando de consulta individualizada para atendimentos mais específicos.
Em abril, o OdontoMóvel passou pelas unidades estudantis Horacina Soares Francisco, Antônio José Tiago, Antônio José Tiago e Júlio Correa de Mello. Nas próximas semanas, a Antônio José Tiago, Casa da Amizade, Rubens João de Souza, Raquel Figueredo de Assis e Apae receberão a equipe técnica. “As datas serão definidas nas próximas semanas devido a necessidade e velocidade de resolução dos problemas encontrados”, explica Jaison.
Durante as visitas, turmas específicas passam por “atividades de prevenção e orientação de escovação”, comenta o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros. Os alunos que são atendidos pelo programa, recebem um kit especial de escovação – contendo uma escova de dentes, creme dental e fio dental. “É um trabalho de pura prevenção e que almeja uma qualidade de vida melhor para essas crianças, já que a saúde bucal tem influência direta no crescimento”, reforça o secretário.
As cáries, segundo Jaison, ainda são os principais problemas diagnosticados pela equipe do programa. “O fio dental, por exemplo, é de suma importância para uma boca saudável, pois remove o acúmulo de placas e impede que o surgimento de gengivite e cárie”, recomenda. “Com o consultório móvel, realizamos análises mais detalhadas e, quando necessário, já providenciamos o agendamento para atendimento no consultório da UBS”, finaliza o odontólogo.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes. “Isso ocorre por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”, reforça a enfermeira responsável pela Atenção Básica, Daiane Massaroli.
Imagem: Prefeitura de Penha