ONG vai distribuir em Penha e região, brinquedos feitos de plástico retirado dos oceanos
Entre os dias 21 e 24 de setembro, a ONG Eco Local Brasil vai coletar resíduos plásticos e distribuir brinquedos em praias de oito municípios do estado. Resíduos retirados de praias e oceanos podem ser reaproveitados e transformados em novos objetos. É o que vem mostrando a Organização Não Governamental (ONG) Eco Local Brasil, que há 17 anos atua com educação ambiental e limpeza de praias no litoral das regiões Sul e Sudeste. Em 2020, o plástico recolhido das ações ambientais começou a ser beneficiado para ser transformado em brinquedos, que estão sendo distribuídos para crianças de seis estados brasileiros.
Chamado de Pé na Estrada – Praia Limpa, o projeto já doou mais de 1,5 mil brinquedos em Santa Catarina, Paraná e São Paulo desde o mês de abril para crianças atendidas por projetos sociais, grande parte coordenados por entidades ligadas ao surf. Agora, em uma etapa especial para celebrar o Dia das Crianças, o projeto volta ao litoral de Santa Catarina entre os dias 21 e 24 de setembro. Serão realizadas ações de retirada de resíduos de praias Laguna, Imbituba, Garopaba, Palhoça, Itajaí, Navegantes e Barra Velha, além de doação de brinquedos a várias entidades parceiras. Ao todo, a Eco Local Brasil estima a entrega de 700 brinquedos no estado.
Confira a agenda de ações em Santa Catarina:
Dia 21 – Criciúma e Laguna: o projeto inicia com ações socioambientais e doação de brinquedos. O projeto beneficiado está sendo definido. Em Laguna, estão previstas ações socioambientais na Praia da Cigana – Farol de Santa Marta e doação de brinquedos para a Escola Vereador Jurandir Pereira dos Santos (Escola da Lagoa da Cigana).
Dia 22 – Imbituba e Guarda do Embaú (Palhoça): entrega de brinquedos na Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Recicláveis (Cooperzimba) e na Escola Infantil Coração de Mãe, em Ibiraquera. Na Guarda do Embaú haverá entrega de brinquedos para um projeto comunitário desenvolvido pela pousada Encanto Verde e Instituto Ambientalista Palhoça Menos Lixo.
Dia 23 – Itajaí, Navegantes e Penha – O roteiro começa em Itajaí, em uma ação ambiental em parceria com escola de surf Do Atalaia. De lá, o projeto segue para Navegantes, onde fará entrega de brinquedos ao projeto Surf Sem Limites e ao projeto Façamos Junto. Em Penha, haverá coleta de resíduos retirados de praia pelo Projeto de Monitoramento de Praias, da Univali.
Dia 24 – Barra Velha – Ação ambiental com coleta de resíduos, como ocorre semanalmente. Barra Velha, que é sede da Eco Local Brasil, recebe ainda uma ação de encerramento desta etapa do Projeto Pé na Estrada. No dia 12 de outubro, depois de já ter passado pelos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, será realizada uma distribuição de brinquedos para lideranças comunitárias dos bairros São Cristóvão e Quinta dos Açorianos.
Ainda nesta etapa, além de SC, PR, SP e RJ, o projeto também organiza ações ambientais em Fernando de Noronha (PE) e Baía Formosa (RN), onde as ações ambientais já começaram a ser realizadas por parceiros locais. Ao todo, serão entregues mais de 3 mil brinquedos nos seis estados.
Como surgiu o Pé na Estrada
Acostumada a promover ações de educação ambiental em escolas e fazer o gerenciamento de resíduos de eventos esportivos realizados em praias do litoral, em 2020, a Eco Local Brasil teve que reformular suas ações por conta da pandemia do Covid-19. As ações ambientais passaram a ser individuais e sem aglomeração. Pensando nas crianças em casa, sem acesso às escolas, o coordenador da ONG, Filipe Oliveira, resolveu transformar o plástico beneficiado, resultado de resíduos retirados de praias, em brinquedos.
“Nós já transformamos resíduos retirados dos oceanos em vários objetos desde 2018, mas neste ano, pensando nas crianças em casa, sem poder ir à escola por causa da pandemia e, muitas vezes sem ter com que brincar, tivemos a ideia de injetar o plástico beneficiado para fazer brinquedos. Deu muito certo e tem sido muito gratificante unir essa ação social nas nossas ações ambientais”, explica Filipe.
Além de beneficiar os resíduos plásticos, a Eco Local Brasil também transforma os demais resíduos em objetos variados. “Nossas ações resultam em zero aterro sanitário. Tudo o que encontramos nas ações de limpeza é compactado e transformado em banco de praça, calçadas, mesas e outras coisas”, acrescenta o coordenador da Ong.
Nesta etapa, o Projeto é apresentado pela SurfLand Brasil e tem patrocínio da Promenac Locadora de Veículos, Canguru Embalagens, GH Transporte e Logística e Boomerang Soluções Ambientais. Mais informações podem ser acompanhadas pelo Instagram da Eco Local Brasil.
Sobre a Eco Local Brasil
A ONG Eco Local Brasil atua há 17 anos com ações ambientais de limpeza de praia e educação ambiental em escolas pelo Sul e Sudeste do país. Desde 2018, a entidade aplica um diferencial único em suas mobilizações, que é o de também se responsabilizar pelo descarte do que foi coletado, não utilizar aterros e ainda reaproveitar em 100% os resíduos retirados, usando-os como matéria prima para produtos sustentáveis e os brinquedos são um exemplo destas aplicações. Em quase dois anos, já foram retiradas dos oceanos e transformadas 51 toneladas de resíduos.