[VÍDEO] Onze queimadas em 24 horas: fogo em entulhos se propaga para vegetação e deixa bombeiros em alerta em Penha e região


PUBLICIDADE

As ocorrências de incêndio em vegetação seguem exigindo muito dos bombeiro de Penha e região. Somente nas últimas 24 horas, foram onze ocorrências entre Barra Velha, Balneário Piçarras, Navegantes e Penha, onde duas foram durante esta tarde. “Falta de respeito de alguns moradores é um absurdo. Novamente, tudo se repetindo novamente aqui na Rua José Ozair Waltrick”, disse uma moradora ao Penha Online, enquanto outra, também do Centro da cidade, lamentou o desrespeito dos vizinhos: “os vizinhos todos os dias colocam fogo em pneu, cama, etc”, lamentou ela, que mora na Rua Maria Joaquina Bento. Confira imagens abaixo, ao final da matéria.

É importante lembrar que, embora esses fatores naturais possam iniciar incêndios, muitos incêndios em vegetação são agravados ou diretamente causados por atividades humanas, como negligência, queimadas em pilhas de lixo, entulho ou até mesmo vegetação restante de manutenção de jardins, além de descarte inadequado de cigarros, entre outros. O entendimento e a gestão desses fatores são cruciais para a prevenção e controle de incêndios em ecossistemas naturais.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina pede que a população não inicie queimadas, principalmente próximo a áreas de vegetação, também não queime lixo e não deixe garrafas de vidro em áreas de vegetação, uma vez que o sol faz o efeito lupa e pode iniciar um incêndio). Outras duas medidas fundamentais para evitar o fogo em vegetação é evitar acender fogueiras, fogareiros e demais opções ao fazer trilhas e não jogar bitucas de cigarro na mata, nas ruas ou em beira de estradas. Incêndio florestal é crime e pode ser denunciado à Polícia pelo telefone 193 ou aplicativo PMSC Cidadão.

.