Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Operação Ambiente Seguro do Imetro fiscalizou mais de 7 mil produtos em Santa Catarina

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) concluiu a Operação Especial Ambiente Seguro em todo Estado. A ação nacional é coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e teve como objetivo reduzir a ocorrência de acidentes relacionados aos seguintes produtos certificados: panelas metálicas e de pressão, serviços de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio, fogão a gás, cadeira plástica monobloco, escada metálica e coifas/exaustor elétrico de uso doméstico.

Ao total, fiscais do Imetro estiveram em 21 cidades catarinenses, visitaram 66 estabelecimentos, fiscalizaram 7550 produtos e encontraram 133 irregularidades. O presidente do Imetro, Alexandre Soratto, avalia como positivo o resultado da fiscalização. “Devido ao montante de produtos fiscalizados em diferentes cidades, podemos concluir que tivemos um índice baixo de irregularidades. A ação constata que o empresário catarinense, em sua maioria, busca estar dentro da legislação exigida, oferecendo segurança nos produtos comercializados”, avalia.

Os produtos com foco na operação Ambiente Seguro são regulamentados pelo Inmetro e, portanto, devem exibir o selo de conformidade do Instituto, que é a evidência de que foram testados e atendem aos requisitos mínimos de segurança. O Inmetro e os órgãos delegados regularmente monitoram o mercado, seja realizando periodicamente operações especiais ou mesmo as fiscalizações rotineiras com o intuito de promover a segurança dos produtos comercializados no Brasil.

Consumidores que identificarem produtos sem o selo do Inmetro no mercado formal devem realizar denúncias à Ouvidoria pelo telefone 0800 643 5200 ou pelo e-mail: ouvidoria@imetro.sc.gov.br. Em caso de acidentes de consumo envolvendo qualquer produto ou serviço, como artigos escolares, os relatos devem ser feitos no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).

 

Imagem: Imetro SC