Operação Artêmis, prende oito pessoas por caça ilegal no Litoral Norte de SC
Uma força tarefa liderada pela Polícia Militar Ambiental realizou na manhã de segunda-feira (13/06), a operação “Artêmis”, de combate à caça ilegal no norte do Estado. O resultado da ação foi a prisão em flagrante de oito homens, a apreensão de 23 armas de fogo, 1.189 munições de calibres variados, 11 animais abatidos e 66 petrechos para pratica de caça ilegal, dentre eles, várias armadilhas para captura de animais. Os envolvidos irão responder administrativa e criminalmente pelas ações.
A Promotoria de Justiça de Garuva solicitou ao Juízo da Comarca, e obteve a expedição de mandados de busca e apreensão, para o combate da prática de caça e comercialização ilegal de animais nas cidades de Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul.
A representação foi solicitada após a apresentação dos relatórios das novas investigações da Polícia Militar Ambiental, que identificou novos indivíduos praticando a caça ilegal nos três municípios do Norte Catarinense e com a mesma foram agir dos caçadores pegos em operação anterior.
De acordo com a Promotora de Justiça, Rafaela Mozzaquattro Machado, “a região onde realizavam a caça é uma área extensa de mata, entre os municípios de Garuva e Itapoá, o que dificulta muito a fiscalização. Os suspeitos conheciam as trilhas e saídas de emergência prejudicando a atuação da Polícia Militar Ambiental. Os mandados de busca e a apreensão foram necessárias para dar continuidade a investigação”.
A realização desta ação foi um trabalho em conjunto do Ministério Público de Santa Catarina, Poder Judiciário, Polícia Militar Ambiental, Companhia de Patrulhamento Tático (CPT), 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e o 5º Comando Regional de Polícia Militar.
Imagem: MPSC