Operação Estação Verão 2024/2025: Tecnologia e Inteligência Artificial a Serviço da Segurança em Barra Velha


PUBLICIDADE

Com o monitoramento em tempo real, durante a Operação Estação Verão 2024/2025, a tecnologia foi essencial para melhorar a segurança. Com o apoio da 3ª Companhia do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) de Barra Velha, dois guarda-vidas monitoraram a Praia Central e deram suporte ao Posto 01 aos finais de semana. O sistema permitiu a rápida identificação de banhistas em risco, o monitoramento de embarcações, o rastreamento de crianças e idosos desaparecidos e uma resposta imediata a emergências.

O capitão Rafael Manoel José, comandante do CBMSC em Barra Velha, reforça que, devido aos resultados positivos, o programa vem se expandindo no município. “A proposta só vem crescendo, avançando e evoluindo, naturalmente, por ser uma boa prática. Conseguimos identificar várias situações de risco para os usuários desses ambientes e, a partir dessa identificação, acionamos o guarda-vidas do posto mais próximo, tornando possível evitar um mal maior“, explica.

.

.

A plataforma intitulada “O Guardião” utiliza câmeras speed dome 360° com zoom de mais de 1 km e câmeras fixas. Com reconhecimento facial e contagem estratégica de pessoas, o sistema garantiu uma atuação eficiente, tornando o ambiente mais seguro e monitorado. “Por exemplo, na área onde foram instaladas câmeras recentemente voltadas para dentro da laguna, ao identificarmos crianças e jovens utilizando caiaques sem colete salva-vidas, conseguimos intervir de imediato”, reforça o capitão.

.

.

Em fevereiro deste ano, o monitoramento foi expandido para a Lagoa de Barra Velha, devido ao grande número de famílias na área. Além disso, negociações estão em andamento para ampliar o sistema para outras praias, como Península, Tabuleiro, Praia do Sol e Itajubá.

.

.

Na temporada de verão 2023/2024, Barra Velha iniciou o videomonitoramento de forma limitada, focado no período do Carnaval. Já nesta temporada, houve avanços na cobertura e no aprimoramento da tecnologia, com destaque para a contagem e o monitoramento do comportamento dos usuários. Para o futuro, com apoio público e privado, planeja-se expandir a área monitorada, acompanhando o crescimento da cidade, com o objetivo de reduzir a zero os afogamentos fatais não intencionais no município.

.

.

Imagem: CBMSC