Operação integrada de fiscalização a veículos de fretamento foi realizada na Transbeto; 67 autos de infração foram aplicados contra 25 veículos

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv), realizou uma operação integrada de fiscalização ao transporte de passageiros com foco na modalidade de fretamento na rodovia de acesso Sul ao município de Penha, a Transbeto, na manhã desta quinta-feira (06). Ao todo, foram abordados 39 veículos. Desses, 14 estavam sem nenhuma irregularidade e foram liberados. Os demais, que apresentaram alguma irregularidade, acabaram autuados. Sessenta e sete autos de infração de trânsito foram lavrados e um veículo precisou ser removido ao pátio conveniado.
.
As principais infrações constatadas, em relação aos motoristas, foram habilitação vencida, habilitação suspensa e exame toxicológico vencido. Também foi percebido que alguns condutores estavam conduzindo o veículo e não comprovaram que seguiam o tempo de descanso regulamentar. Em relação aos veículos, foram percebidas algumas situações de mal estado de conservação, desde pneus ultrapassando a marca limite de desgaste, falta de equipamentos obrigatórios, como extintor de incêndio, para-brisa rachado e também alguns veículos com ausência de indicação de saídas de emergência.
.
E em relação às viagens, também foram percebidas algumas ausências da autorização do poder público concedente aos veículos fiscalizados. Além da PM, também participaram da ação a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) a quem também tem a atribuição de fiscalizar essa modalidade de transporte. Por fim, a orientação que merece ser reforçada a quem pretende contratar um fretamento é para que se certifique, antes de mais nada, de que a empresa esteja regular, que o veículo e o motorista estejam em boas condições, para que o deslocamento possa ser realizado da forma mais segura possível.
.
.
Imagem: PMRv