Outubro Rosa: Projeto vai decorar fachada da prefeitura de Balneário Piçarras com rosas de argila


PUBLICIDADE

Em alusão ao Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama, a Fundação de Cultura vai expor o projeto Outubro Rosa com Rosas no dia 9 de outubro, às 9h. As rosas, confeccionadas pelo Curso de Cerâmica, vão enfeitar a fachada da Prefeitura de Balneário Piçarras.

O projeto foi iniciado pela ceramista Heloisa Steffien em 2017, que faleceu em setembro de 2020 em decorrência de um câncer de mama. Ela atuou como professora da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, em Joinville, entre 1990 e 2020.

A ação vai homenagear a ceramista e conscientizar a população sobre a temática, sob coordenação de Rosenir Baggenstoss e Eliane Day. O Curso de Cerâmica é ministrado por Cléo Bittencourt.O evento será aberto ao público e a Secretaria de Saúde vai convidar as moradoras que passam por tratamento de câncer de mama, na Unidade de Alta Complexidade Oncológica do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.

A prevenção é o caminho
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, de acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgadas pelo Ministério da Saúde. Em 2023, foram estimados 73.610 casos novos em todo o Brasil, com maior incidência de mortalidade nas regiões Sul e Sudeste.

O mês de outubro promove o compartilhamento de informações para conscientizar a população sobre a doença, proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

 

Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras