Pais de alunos da Escola Antônio José Tiago pedem por vigilantes e que sejam erguidos muros na unidade escolar do bairro Nossa Senhora de Fátima


PUBLICIDADE

Pais de alunos da Escola Antônio José Tiago, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Penha, procuraram o Penha Online para pedir a publicação de seu pedido acerca do medo que eles têm passado em função da falta de muros e vigilantes fixos na unidade de ensino.

“Não temos uma vírgula pra falar da escola em si, de direção, de professores. Mas agora a questão da segurança… ela é uma escola muito vulnerável. Crianças do pré 2, até a quinta série, todas crianças muito pequenas, não tem nem como se defender. A diretora tem feito o possível pra não alarmar os pais e passar segurança e dar confiança para os pais, inclusive com o orçamento das doações que os pais dão pra escola todo mês, uma contribuição voluntária, a diretora juntou o valor e colocou câmeras uns 15 dias antes da tragédia em Blumenau, ela é bem preocupada com essa questão de segurança. Mas assim ó, é uma escola que não tem vizinho, é bem deserta, terrenos baldios nos lados, atrás, na frente, bem afastada e não tem muro, tem um muro só na frente, e baixinho, tem uma tela toda furada. Precisamos principalmente de muro, pois não temos vigilante, um guarda. Tem um vigilante que passa a faz a ronda e fica lá nas horas que os pais deixam e depois buscam as crianças, mas depois que bate o sino, 10 minutos, ele é obrigado a sair, porque faz a ronda de moto, e nem armado ele pode estar, porque está de moto só pra fazer ronda. Temos visto pessoas da prefeitura falando, mas não vimos nada acontecer ainda. Tem dois professores de educação física que ficam mais atentos, mas é até um perigo, porque todos correm risco de vida caso precisarem salvar uma criança, então é bem preocupante o caso lá. Nossos filhos são nossos tesouros, mas metade dos pais não estão levando os filhos pra escola. Eu continuo levando, mas com coração apertado”, disse a mãe, que ficou responsável por fazer o contato com o Penha Online representando os demais pais.

O projeto que autoriza o prefeitura a contratar serviços profissionais de vigilância especializados para todas as unidades educacionais da rede pública municipal foi aprovado na noite desta segunda-feira (17), no entanto os pais pedem também melhorias na infraestrutura das unidades escolares.

Ainda manhã desta quarta-feira, a prefeitura de Penha emitiu uma nota a respeito deste assunto: “A Secretaria de Educação trabalha no orçamento e analisa as dotações orçamentárias para fazer a melhoria das infraestruturas. De qualquer forma, a SEDUC já tinha um cronograma para fazer algumas melhorias nos muros de alguns CEIs e Escolas”.

 

Imagem: 2019/Google