A campanha de multivacinação e vacinação contra a poliomielite em Santa Catarina termina nesta sexta-feira, dia 13. A campanha é orientada para crianças de 1 a 4 anos, e a vacina pode ser recebida em todas as Unidades de Saúde de Penha, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Assim como no resto do estado e do país, em Penha também ainda não se atingiu a meta de cobertura. Até o momento se registrou apenas 72% do público alvo, quando a meta é atingir pelo menos 95%.
Uma das dificuldades é o medo da pandemia da covid, que tem afastado muitos pais das unidades de saúde. “No entanto, os pais podem ficar tranquilos, que cada unidade de saúde tem sua própria sala de vacinação”, explica o secretário de saúde de Penha, Sérgio de Mello. “Como não há grande procura, não estamos registrando filas, e o atendimento é bem rápido, evitando aglomeração”, complementa.
A enfermeira da epidemiologia de Penha, Jaine Spricigo, alerta que a baixa cobertura vacinal é um risco para todos. “A vacina ainda é a forma mais segura e eficaz de prevenção de inúmeras doenças. Através da vacina já conseguimos eliminar do estado doenças como a poliomielite, o sarampo e não queremos que elas retornem, por isso a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada”, enfatiza.
O Brasil não detecta casos de poliomielite (paralisia infantil) desde 1990 e em 1994 recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território. Em Santa Catarina, os últimos registros da doença foram em 1989.